As urnas no próximo domingo indicarão o termômetro das eleições estaduais daqui a dois anos. O aperto que tem passado Ronaldo Dimas, Laurez Moreira e o ex-prefeito Carlos Amastha para fazer seus candidatos revela o pêndulo da sucessão estadual.

Ainda que os candidatos de Dimas e Laurez saiam vencedores, as pesquisas indicam que derrotariam seus adversários por margem mínima de votos. E isto comprometeria os projetos de ambos.

Os dois são declaradamente candidatos ao governo em 2020 com razoáveis motivos: fizeram trabalho reconhecidamente competente por oito anos no segundo e terceiro maiores colégios eleitorais do Estado. Restrospecto suficiente para terem interesse em governar o Tocantins.

Também não sem alguma lógica, recrudesce o empenho do governador Mauro Carlesse e do senador Eduardo Gomes para derrotarem Laurez e Dimas em Gurupi e Araguaína. No caso desta última, entregando a prefeitura a adversário do governo, do MDB e em Gurupi a uma ex-emedebista.

O senador Eduardo Gomes é filiado ao MDB, mas apoiador do Palácio administrado por Carlesse que o retirou (o governo) justamente do MDB. Parece conseguir mais que unir o MDB em torno de seu nome, algo natural por força de sua liderança política regional e nacional. Mas alinhar o partido a Mauro Carlesse.

Gomes é candidatíssimo ao governo e busca o apoio de Carlesse mas tem artilharia e infantaria para disputar o Palácio Araguaia com ou sem o apoio do Governador. Dai, ainda que apoie candidatos contrários, não estica a corda: mantém distância apenas tática de Laurez e Dimas.

Se conseguir estabelecer uma relação com Dimas e Laurez e manter Cinthia Ribeiro (e Otoniel Andrade eleger-se em Porto) teria, assim, os quatro maiores colégios eleitorais do Estado em seu favor: Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional.

A ver.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

A pregoeira da Superintendência de Compras e Licitação da Secretaria da Fazenda publicou ontem a empresa ganhadora da Ata de Registros de Preços 083...

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...