A mandrakaria na pré-campanha já corre solta. Tem como incentivo o fato de que o verdadeiro também pode resultar de premissas falsas. Ainda que o falso nunca se dê a partir de premissas verdadeiras.
Dissemina-se nos portais a rodo, como verdadeira, a possibilidade da senadora Dorinha Seabra estar por trás das especulações de que o senador Eduardo Gomes estivesse discursando (ao lado de Amélio Cayres) como candidato ao governo no Bico do Papagaio (de Amélio).
A premissa, pela lógica, é falsa como nota de 3. O candidato que enfrentar o governo, terá como adversário o grupo palaciano. E não apenas Amélio ou Gomes. Dorinha sabe disso.
E Eduardo não iria praticar traição ao lado do suposto traído num ambiente em que se aceita traição até da companheira, mas não de aliado político.
O passado não o admite: lembram-se da relação de Ronaldo Dimas/Eduardo Gomes em 2022?
Mas essa premissa falsa pode levar a resultados verdadeiros:
- aplicar em Gomes a pecha implausível de traidor com a infidelidade em tempo real no mesmo palanque de Amélio (que pode não acrescentar votos a Dorinha) ou 2) fortalecer a candidatura de Amélio (a suposta vítima) e levar Gomes a comprometer-se mais ainda com a pretensão do presidente do Legislativo.
- do ponto vista eleitoral, a premissa disseminada sugere que Dorinha preferiria (no transversal combate a Amélio, pré-candidato de Wanderlei) enfrentar Eduardo Gomes (248 mil votos/2018) do que Amélio Cayres (22 mil votos/2022).
Disto se tem que a massificação da propositura de traição de Eduardo favoreceria mais a Amélio Cayres do que a Dorinha Seabra.
Com uma amplitude estadual para penetração do nome do presidente do Legislativo nos lugares que ainda não percorreu.
Potencial de crescimento de musculatura política, com jeitão parecido do Governador ao lado de Wanderlei com aprovação popular nas alturas. Um canhão.
Aplicando que se a oposição já estivesse combatendo Amélio significaria que o crescimento dos seus apoios já a incomodaria.
E aí ter-se-ia com boa margem de acerto endereços de remetentes e destinatários.