A vereadora Janad Valcari decidiu nesta quarta optar por ser mais presidente do Legislativo que parlamentar de oposição. Cumpriu o regimento e a liturgia do cargo de presidente de um poder municipal, bem diferente daquela de sessões anteriores.

A mudança é boa para o Legislativo e para a própria presidente da Câmara. Por outro lado, a forma errática de Janad (acusando para depois pensar) no exercício do cargo desde a posse tem acirrado ânimos e feito-na colecionadora de adversários dispostos à mesma régua quando apontados.

Janad certamente tem passado por um furacão que pode levar-lhe desdobramentos nem só políticos. A busca e apreensão em sua casa (ainda que não fosse investigada) já é explorada por inimigos até no Legislativo estadual.

Não há nada comprovado contra a vereadora. O processo é sigiliso, mas cópias de procedimentos a que este blog teve acesso revelam parte dos motivos que levaram a Justiça e determinar a busca em sua residência.

No relatório de levantamento de endereços e de vínculos que o delegado responsável pela Missão Policial, Fabrício Piassi Costa, encaminhou em 6 de junho de 2021, à Justiça, tem-se  o seguinte:

"Confirmou-se também que ORDILEY foi casado com JANAD MARQUES DE FREITAS VALCARI, a qual atualmente é vereadora e presidente da câmara de Palmas, e que o casal teria se divorciado apenas formalmente, por motivos desconhecidos da equipe policial. Nesse sentido, foi possível verificar que o casal, atualmente, reside junto na Quadra 205 Norte, Lote 74, Condomínio Privillege, Plano Diretor Norte, em Palmas /TO, ou seja, no mesmo condomínio que o casal CARLOS EDUARDO e DANIELLA DIAS, distando uma casa da outra em apenas cerca de 200 metros:"

Mais:

"A informação de que o casal reside no referido endereço foi extraída de pessoas próximas e do mesmo meio social, bem como da análise do Boletim de Ocorrência nº 76789/2019, na qual a própria JANAD informa residir no local:

Além disso, o veículo que estava estacionado na garagem da residência quando da diligência, qual seja, o veículo VW Gol, placa MWY-9094, consta em nome do Colégio Dom Bosco de Taquaralto, e estava plotado com adesivos do mesmo colégio, sendo a instituição de ensino de propriedade de JANAD."

Obviamente a informação não demonstra crime algum dos dois. Mas levanta suspeitas dos motivos.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...