O desempenho da indústria da construção civil no Estado em outubro tende a acompanhar os índices nacionais diivulgados ontem pela Confederação Nacional da Indústria que apontaram uma trajetória de crescimento no setor nos últimos três meses.

O otimismo do presidente da Federação das Indústiras do Estado, Roberto Pires, ao blog nesta quarta, tem correspondência com a elevação da atividade comercial do setor de vendas de material de construção, da ordem de 30%  que tem sido identificada pela entidade e empresários do ramo.

A atividade já havia registrado crescimento em setembro. Sondagem Industrial da entidade naquele mês (publicada em outubro) apontava incremento da atividade produtiva com o indicador do nível de atividade alcançando 52 pontos. Um aumento de 15 pontos em relação a junho de 2020.

Ainda conforme o estudo, "o aumento do nível de atividade puxou o indicador de Utilização da Capacidade de Operação (UCO) que cresceu 5 pontos, em relação ao mês de junho, ao atingir 57%." A entidade já está fazendo estudos para identificar as consequências desse crescimento no mercado de trabalho do setor (aumento de demanda de mão de obra).

Os empresários, no entanto, continuavam preocupados com o cenário financeiro: o indicador de Satisfação com a Margem de Lucro Operacional (35,7%) e com a Situação Financeira (38%) ficaram abaixo dos 50 pontos, o que, segundo a entidade,  retrata essa percepção. "Estamos fazendo novos estudos" disse hoje ao blog o presidente da Federação das Indústrias Roberto Pires.

 

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...