Os dados são de 2018 e, lógico, não representam a economia de hoje mas a divulgação do IBGE nesta sexta de que o Tocantins registrou um crescimento do PIB de 2,1% em 2018 (primeiro ano do governo Mauro Carlesse) é, sem dúvida, um referencial e tanto para o Palácio Araguaia. Ou seja, o PIB foi de 35,67 bilhões. Menor que a projeção do PIB de 2021, projetado pelo Planejamento e constante na LDO 2021, de R$ 40 milhões.

Em 2017, que se note, o PIB nacional havia crescido apenas 1%. O avanço de 2018 representaria, desta forma, um crescimento de 100% em relação aos índices do ano anterior, último ano do governo Marcelo Miranda.

De acordo com avaliação da Secretaria da Fazenda, os números apontam que a Agropecuária teve acréscimo em volume de 1,1% em relação ao ano anterior, decorrente do desempenho de Agricultura, inclusive apoio à agricultura e pós-colheita, cujo crescimento foi de 6,4%. 

A variação positiva da agricultura - ainda conforme a Sefaz - foi impulsionada em grande medida pelo cultivo de soja, cana-de-açúcar e algodão herbáceo. As demais atividades agropecuárias tiveram variação em volume negativa: de -4,5%, em Pecuária, inclusive apoio à pecuária, e -1,9%, em Produção florestal, pesca e aquicultura.

A Indústria apresentou decréscimo em volume de 1,4%, na comparação com o ano anterior, ocasionado principalmente pela queda em volume de 11,1% de Indústrias de transformação. A redução em volume verificada nas Indústrias de transformação, ocorreu devido sobretudo à redução do segmento de fabricação de produtos alimentícios, que possui papel destacado nesta atividade da economia do Tocantins.

 

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais, negou neste sábado Reclamação da BRK contra a convocação do CEO da empresa, Ale...