“Aeronaves adequadas para o combate às queimadas e manutenção do Tocantins na Operação Verde Brasil 2, que visa combater crimes ambientais e focos de incêndio na Amazônia Legal”. Essa foi a principal reivindicação do vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, durante reunião realizada nesta terça-feira, 23, por videoconferência, com o presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e com governadores da Amazônia Legal. A reunião tratou da continuidade das ações do Conselho com foco no Plano Amazônia 2021/2022.

 

O vice-governador tocantinense afirmou que as queimadas representam uma grande preocupação do Governo do Estado, mas graças a política adotada pela atual gestão, integrada com órgãos e instituições, foi possível reduzir significativamente esse fator na região. Wanderlei Barbosa fez menção à atuação integrada dos órgãos ambientais e de defesa civil do Tocantins, com as Forças Armadas, representadas por destacamentos do Exército e da Marinha, e com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Segundo o vice-governador, o trabalho conjunto resultou na redução de 16% dos focos de calor por queimadas em 2020. Para ele, é necessário que haja antecipação da agenda de combate aos incêndios florestais no Tocantins, para que o Estado minimize a incidência de focos de calor em 2021. “Queremos antecipar essa agenda. Que o Exército adiante para nós a agenda e que nos ajude mais cedo, para que possamos reduzir ainda mais esses índices”, pontuou.

 

O vice-governador também destacou que o Tocantins conta com um bioma diferente, com predominância do Cerrado, que tem uma tendência muito grande para a queimada. “O Tocantins é diferente nesse aspecto. O bioma amazônico representa apenas 11% do nosso território, o restante é Cerrado, que tem uma tendência muito grande para a queimada, principalmente em virtude do longo período de veraneio e sol muito forte, o que facilita a incidência dos incêndios”, enfatizou, completando que são realizadas campanhas junto à população para conscientizar da necessidade de evitar qualquer tipo de queimada.

 

Wanderlei Barbosa ressaltou, ainda, que por orientação do Governo do Estado, os órgãos ambientais têm dedicado atenção especial sobre a questão do desmatamento ilegal, produzindo bons resultados no combate a esse crime ambiental. “O governo do Tocantins leva a sério essa agenda ambiental e nos colocamos à disposição. Sabemos a preocupação de todos os governadores e do vice-presidente Mourão, que tem realizado um trabalho muito bom na região”, frisou.

 

Por sua vez, o vice-presidente Hamilton Mourão destacou a atuação ambiental do Governo do Tocantins e informou que já está em curso uma cartilha com os pontos do programa Verde Brasil. O presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal considera que a execução de todas as ações previstas pelo programa, resultará em um grande avanço para combater as queimadas.

 

Verde Brasil

 

A Operação Verde Brasil 2 tem como objetivo combater crimes ambientais e focos de incêndio na Amazônia Legal. O combate às ilegalidades na região é uma das propostas imediatas do Conselho Nacional da Amazônia Legal, coordenado pelo vice-presidente Hamilton Mourão. A operação envolve diversos órgãos federais e foi planejada com base no Decreto Nº 10.341, de 6 de maio de 2020, assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro, que autoriza o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com o objetivo de prevenir e reprimir delitos ambientais, bem como combater focos de incêndio.

 

Participaram da videoconferência governadores, vice-governadores e representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. O secretário-chefe do Gabinete do Governo do Tocantins, Sebastião Albuquerque, também acompanhou a reunião.

Deixe seu comentário:

Estado

As feiras livres municipais funcionarão nesta quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29, neste feriado da Semana Santa. Elas vão abrir das 7 às 18 horas, com co...

Mais 349 candidatos aprovados no Concurso da Educação foram convocados pelo Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Se...

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou nesta quarta-feira, 27, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, de uma reunião promovida pelo Gov...