Policiais Civis da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), de Palmas, comandados pelos delegados Rossílio Sousa Correia e Anderson Casé, recuperaram, no final da manhã desta quarta-feira, 13, na região sul da Capital, uma camionete, modelo S10, ano 2013, que havia sido roubada, no ano de 2015, em Uberaba –MG.

Segundo a autoridade policial, policiais da unidade especializada estavam nas imediações do Jardim Aureny 3, realizando investigações de rotina quando se depararam com o veículo estacionado em uma das ruas do setor. Os agentes  desconfiaram que poderia se tratar de um veículo clonado devido a algumas características que indicavam para essa possibilidade.

Desse modo, os policiais abordaram o condutor da camionete, o qual alegou que havia adquirido o veículo de um terceiro e que nada sabia sobre a procedência do mesmo. Porém, após uma checagem mais detalhada, os investigadores descobriram vários indícios de adulteração de chassi, motor, dentre outras partes do veículo. Com o aprofundamento das buscas, os policiais constataram que a camionete havia sido furtada na cidade de Uberaba-MG, no dia 18 de julho de 2015.

“Trata-se de um veículo roubado, em Minas Gerais e que foi clonado e teve todas as suas características originais adulteradas e, logo em seguida, foi revendido no Estado do Tocantins, onde estava circulando normalmente”, disse a autoridade policial. Ainda segundo o delegado, o homem que estava de posse do veículo foi conduzido à Delegacia onde foi ouvido e, em seguida liberado. A perícia oficial constatou as adulterações, sendo que, o veículo será restituído ao seu verdadeiro proprietário.

“Será instaurado inquérito policial para apurar os fatos, no sentido de identificar e responsabilizar aqueles que venderam o carro para seu atual proprietário. Além disso, aprofundaremos as investigações no sentido de esclarecer se o homem que estava de posse do bem de fato não sabia que o carro era produto de crime, ou se tinha conhecimento e agiu como receptador”, pontuou o delegado.

Para o delegado Rossílio, a retirada de circulação de mais um veículo roubado e clonado representa o comprometimento da Polícia Civil em não permitir que esse tipo de crime continue a ocorrer. “Estamos intensificando as ações em todos os municípios do estado visando identificar e localizar veículos roubados, furtados e clonados que, em sua maioria são de outros estados, mas são revendidos no Tocantins e para isso não mediremos esforços para responsabilizar os autores dos crimes e recuperar os bens para que sejam devolvidos aos seus verdadeiros donos”, ressaltou.

Além disso, ele faz um alerta a toda a população para que verifiquem com muita atenção a procedência do carro que estejam comprando, pois a pessoa pode incorrer no crime de receptação e ter de responder criminalmente pelo ato. “E muito importante que ao adquirir um veículo usado, o cidadão tome todas as precauções necessárias no sentido de garantir que está fazendo um negócio idôneo. Verifique a procedência e documentação do veículo, pesquise a origem do mesmo, e não caia na tentação de adquirir veículos que estejam sendo comercializados por preços muito abaixo dos normalmente praticados no mercado, uma vez que isso é um forte indício de que existe algo de errado”, frisou o delegado.

Somente nos últimos cinco anos, a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores identificou e retirou de circulação mais de 600 veículos clonados em vários municípios do Estado do Tocantins.

Deixe seu comentário:

Estado

O baixo volume de vencimentos fez a Dívida Pública Federal (DPF) subiu em fevereiro. Segundo números divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Tesouro Nac...

A obra de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Taquari, Sul de Palmas, entra na reta final. E para garantir os ajustes necessários nesta gra...

Dois indivíduos, de 19 e 22 anos, foram presos em flagrante, logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 28, em Taipas do Tocantins, pelos crimes de tr&...