Poucas cidades do Estado tem uma história como a de Tocantinópolis. A cidade completa nesta segunda 167 anos de emancipação política. Já foi o maior centro irradiador de desenvolvimento e conhecimento da região Norte.

O cineasta Hélio Brito (longas como Um certo João Silvino/Cadê Profiro) já fez documentário contando a história de Padre João da Boa Vista e agora se debruça sobre as guerrilhas revolucionárias da região de Tocantinópolis.

Pode iluminar as narrativas políticas da tradicional Boa Vista e trazer à tona fatos deliberadamente manipulados por grupos circunstancialmente detentores de poder. E que, não raro, elaboram suas próprias histórias.

É provável que nessa segunda, mais uma vez, estudantes e a população de modo geral sejam incluídos fora de informações relevantes sobre a história da cidade.

Uma delas: Boa Vista passou a ser Tocantinópolis por decisão do então prefeito Antônio Gomes Pereira em 1.943.

Antônio Gomes era prefeito interino quando deu-lhe o nome, no que foi aprovado pela Câmara Municipal. Era Vargas. Ele construiu também a primeira usina hidrelétrica da cidade, no ribeirão Grande.

Antônio Gomes era pai de outro tronco dos Gomes e que tem juristas contemporâneos como Clenan Renault (ex-procurador geral de Justiça), José Renard (procurador do Estado) e Renam de Arimatéia Pereira.

Não é difícil entender motivos da releitura política da nominata do nome de Tocantinópolis. A cidade passou a ser comandada por outros Gomes. A rivalidade política temperada de coronelismo indisfarçado cuidou (e ainda cuida) do resto.

E o tronco do ex-deputado Alziro Gomes continua mantendo a caneta da narrativa com a mesma inclinação de décadas. Ignorando a origem do nome da cidade.

De outro modo: sem Padre João da Boa Vista, é cada um por si e Deus por todos.

E a história de lado.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

As denúncias do Ministério Público no Hospital Geral de Palmas (o maior e melhor equipado do Estado) publicitadas ontem (falhas recorrentes) apontam que a Sa&...

Os parentes e amigos de Siqueira Campos embrulham hoje o passado (a história do ex-deputado federal e ex-governador) embalando um “pacote” futuro....

O governo do Tocantins (Superintendência de Contabilidade Geral/Secretaria da Fazenda) publicou no dia 30 de julho (quarta) o Comparativo da despesa e rec...