A Comissão Especial Processante do Impeachment é, à primeira vista, talhada para aprovar a tramitação do pedido de impedimento do governador afastado. E favorável aos pareceres e pedidos.

Pelos menos três dos cinco parlamentares seriam, a priori, ou defensores da manutenção do governador interino ou oposição ao governador afastado. Ambas as tendências concorreriam para mesmo resultado.

Eduardo do Dertins, o mais articulado e de base argumentativa mais sólida deles, é extremamente ligado a Wanderlei Barbosa e enfrentou Mauro Carlesse no fundão das emendas.

Em situação de normalidade, sería o presidente (líder) deste grupo formado ontem pelas bancadas. É engenheiro, portanto, ligado a cálculos que  não excluem a política ainda que muitos não a enxerguem como resultado de cálculos. É, ainda, vice-presidente do Legislativo.

Tem funcionado o deputado do PPS (partido que é uma das opções de filiação de Wanderlei), conforme os bastidores, como ponta de lança do governador interino nas articulações políticas.

Elenil da Penha (MDB) e Junior Geo (Pros) se movimentariam  em igual direção por gravidade. O MDB foi derrotado por Mauro Carlesse e Geo é autor de um dos pedidos de impeachment.

Ao governador afastado caberia a defesa putativa de Olintho Neto ou o murismo do petista Zé Roberto. Favas contadas, um escore majoritário favorável a Wanderlei.

Aprovado o parecer, seria pouco provável que, no voto aberto, mais de um terço dos deputados (sete parlamentares) lhes fossem contrários, negando a unanimidade de ontem que ficou sentada nos seus lugares, emprestando, com a concordância tácita disso decorrente, força política à pauta levada à mesa pelo presidente do Legislativo.

Deixe seu comentário:

Destaque

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) deflagrou, nesta quarta-feira, 13, a ope...

O projeto de construção da infraestrutura turística na praia do Lago do Manoel Alves, localizado em uma região entre os municípios de Dia...

O senador Irajá Abreu (PSD) dá indícios de querer escalar sua campanha eleitoral com quatro anos de antecedência. Se até agora fazia uso de sua...