A pré-candidata ao governo, Dorinha Seabra (UB), segue impoluta uma tática que pode, não alterada, desidratar sua chapa antes das convenções.
No Bico do Papagaio esta semana (Sítio Novo) apresentou como seu candidato oficial o deputado federal Carlos Gaguim (UB). E deixou no ar que o parlamentar fosse o padrinho de sua candidatura. E não o contrário. Uma contradição.
Provocou, por mera lógica argumentativa, a dúvida sobre o papel do deputado Vicentinho Jr (PP) também pré-candidato da Federação UB/PP ao Senado. Se um é oficial,é pláusível numa dedução (por indução), o outro seria candidato extra-oficial, no caso de também até nem mesmo sê-lo.
Como no mesmo palanque estava o senador Eduardo Gomes (PL) – pré-candidato à reeleição – o discurso espana. também, a possibilidade de aliança com o Palácio. Gomes, como Amélio Cayres, são apadrinhados de Wanderlei Barbosa.
Acelarado, Carlos Gaguim prometeu projetos como se sua agenda fosse de candidato ao governo. Tomou a frente de Dorinha Seabra. Se não é candidato a governo, demonstrou que governará o governo.
E onde estaria a derrapada de Dorinha? Ora, o UB vai federar com o PP, de Vicentinho Jr (PP). O deputado (presidente regional do PP) é uma das condições da direção nacional do partido para a federação. Tem vaga garantida ao Senado.
Vicentinho havia provocado uma reunião com Gaguim para acordarem que seria candidato ao Senado aquele que apresentasse maiores índices.
A preocupação racional de Vicentinho era ter uma das vagas de senador para negociar com outros partidos e aumentar tempo de propaganda e fundo eleitoral. Gaguim (ex-governador) não aceitou.
A oficialização, agora, de Gaguim por Dorinha desmonta a equação: iria com chapa puro-sangue. Majoritária composta pela Federação. Fato que tem levado nos últimos dias Vicentinho Jr fazer roteiro diferente de Dorinha. É expediente de quem pulou do barco para não comprometer sua candidatura e campanha.
Do outro lado, o do Palácio, Amélio Cayres segue percorrendo municípios ao lado de Wanderlei Barbosa e Eduardo Gomes.
Com 20 parlamentares pedindo-lhes apoio e contabilizando uma centena de prefeitos aliados.
Dorinha, desta forma, tem facilitado ao Palácio. Só faltaria mesmo ela abrir mão da candidatura em favor do deputado Carlos Gaguim ao governo.
Uma inclinação que tem dificultado não só a ela, mas a Vicentinho Jr que tem pensamento rápido e já está andando sozinho para não contaminar seus apoios crescentes.