Nesta terça-feira, 16, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) deu início à entrega de insumos essenciais para fortalecer a produção das hortas comunitárias. Dentre as hortas atendidas foram distribuídos 750 quilos de adubo de cobertura e de plantio, além de kits de sementes composto por variedades como alface, coentro, rúcula, agrião e couve portuguesa. 

O programa de distribuição não se limita apenas aos insumos já entregues, pois ainda está prevista a chegada de esterco e calcário, essenciais para garantir a fertilidade do solo com os materiais que serão disponibilizados a todas as hortas comunitárias de Palmas.

Entre as sementes distribuídas, destacam-se 300 quilos de semente de coentro, 100 kg de sementes de folhas diversas e 100 latas de sementes de alface, contendo 28.000 paletes em cada uma. Além disso, estão inclusos 400 sacos de 25 quilos de calcário filler e 500 sacos de 30 quilos de esterco de aves e 1.000 sacos de 30 quilos de esterco bovino.

Atualmente, Palmas conta com 21 hortas em operação, todas beneficiadas pelo programa de distribuição da Seder. Mesmo com o aumento previsto para o número de hortas, com duas novas para serem implantadas no Palmas Sul e no Jardim Vitória 1, a secretaria garantiu que o fornecimento de insumos será adequado e específico para atender às demandas de cada localidade.

Em uma conversa com Maria da Conceição, que trabalha há cerca de 20 anos na horta da Arno 31 (303 Norte) destacou o impacto positivo desses programas na renda familiar. Maria ressaltou que a produção das hortas não só supre as necessidades alimentares, mas também proporciona uma fonte de renda adicional. Segundo ela, "ajuda muito", permitindo que parte da produção seja vendida para complementar o orçamento doméstico.

Quanto à comercialização dos produtos, Maria explicou que eles são vendidos diretamente nas hortas, sem a necessidade de levá-los para feiras. Isso garante uma proximidade maior com os consumidores e uma venda mais rápida dos produtos frescos.

A Seder explica que com a iniciativa da gestão em fornecer insumos e apoio técnico para os produtores das hortas, não apenas fortalece a economia, mas também promove a segurança alimentar. Com o acesso facilitado a sementes de qualidade e insumos essenciais, os produtores podem aumentar sua produção de forma sustentável e garantir uma oferta constante de alimentos frescos para a comunidade local.

Deixe seu comentário:

Estado

Em uma grande festa realizada nesse sábado, 27, para comemorar o seu aniversário de 58 anos, o presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, reuniu, no Cry...

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) interpôs agravo regimental no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quarta-feira, 24, visando restabelecer o ju...

A Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher), em parceria com o Projeto Mulheres que Inspiram e a Prefeitura de Tocantinópolis, uniram esforços para...