A decisão do PSB nacional – como divulgado pela executiva estadual – de priorizar a pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Amastha - é um avanço do partido (e de Amastha) na guerra de movimentos pela prefeitura.

Dois dos seus principais potenciais adversários, Junior Geo (PSDB) e Janad Valcari (PL) ainda não tiveram de suas legendas expediente semelhante. Ainda que PL e PSDB não contassem com candidatos disponíveis com maior densidade eleitoral.

No PL mais ainda. Isto considerando a exposição ontem de que o PSD, PL e UB tivessem se agrupado em apoio ao candidato do MDB, Celso Morais.

Raciocínio lógico: haveria certezas em Paraiso que não se registrariam na Capital nas pré-candidaturas extra-oficiais já colocadas por filiados das três legendas.

Supõe-se, portanto, que o PL e o UB, apesar das pesquisas eleitorais ou não estivessem seguros quanto a Palmas ou trabalhariam um grande evento por sua pré-candidata. 

Evidentemente que a programação de um grande evento não eliminaria o principal: a pré-candidatura, que,  pelo principio de causa e consequência, o antecederia e sem o qual não teria sentido. E ele só existiria com o nome já escolhido.

A falta de movimentação na Capital sinalizaria, com efeito, que haveria um fator maior que as intenções de votos a pesar na balança e provocar a inércia.

Pode-se entender como estratégia para não "queimar" o candidato ou reduzir os custos da campanha. Mas isto não refuta que o pré-candidato que sai na frente de forma mais assertiva tem suas vantagens na tática escolhida e implementada. 

Apesar do PSB ter o vice-presidente da República (eleito com o PT de Lula),tudo indica que a aliança não se repetirá na Capital.

Há, no meio petista, resistência enorme a uma união com Amastha. O ex-prefeito, como é público, estava no palanque de Jair Bolsonaro em 2022. E não esconde suas relações com o empresário Luciano Hang, dono da Havan.

“O partido (PT) deve formar uma aliança com partidos progressistas, junto com a prefeita Cínthia Ribeiro, PV e PC do B”, disse ontem ao blog o ex-deputado Paulo Mourão, que disputou as eleições de governador pelo PT em 2022. “Não é nada contra o governador”, salientou, fazendo referência à pré-candidatura do PL, de Jair Bolsonaro.

Deixe seu comentário:

1 Comentário(s)

  • Matheus Ribeiro
    13/04/2024

    Bom dia , Luiz! Tudo bem? Adoro ler suas publicações. Mas essa foi demais! Que dia o Amastha declarou apoio ao Bolsonaro em 2022? O fato dele estar ao lado do Ronaldo Dimas, nunca o fez apoiar o Bolsonaro, O Amastha sempre se manteve neutro. E o partido sempre declarou apoio ao Lula. Falar que o Amastha apoiou o Bolsonaro, pelo simples fato de apoiar o Dimas, é de um mal caratismo, sensacionalismo sem tamanho! Matéria tendenciosa que induz o leitor ao erro! Reveja isso! Te desafio a me mostrar um video sequer do Amastha declarando apoio ao Bolsonaro!

Ponto Cartesiano

Recheados de símbolos e intenções transversais os discursos do senador Eduardo Gomes e do governador Wanderlei Barbosa no sábado, a tomar as dec...

A jornalista e pré-candidata a prefeita, Roberta Tum (PCdoB) fez ontem uma resenha dos últimos dias. Assino embaixo. Só faço uma anota&cced...

A pregoeira da Superintendência de Compras e Licitação da Secretaria da Fazenda publicou ontem a empresa ganhadora da Ata de Registros de Preços 083...