Os marqueteiros políticos não aprendem com as derrotas. Parcelas deles se acha Senhor de Deus. Quando ganham as eleições, são meritórios. Se perdem, o culpado é o candidato.
Nem bem entramos no ano eleitoral, e a turma de Laurez Moreira (PSD) apronta das suas: publicou nas redes sociais ontem uma salada indigesta.
Mistura projetos de Laurez Moreira (ex vereador, ex-prefeito, ex-deputado estadual, ex-deputado federal e vice-governador) – 42 anos de mandato eletivo - com um projeto de Não Laurez.
Liga a agenda de Laurêz a outro personagem que inventaram: o Láuris. E seguem toda postagem repetindo Láuris, Láuris Láuris...entremeados com alguns “Laurezes”.
Pode-se até dar de barato que fosse algo involuntário. Mas a repetição fonética aponta que não: querem o Laurez e o Láuris da ficção que parecem querer criar. Quando já criaram.
Obviamente a criação dos gênios pode atrair maior probabilidade de confusão numa eleição que se prenuncia será disputada voto a voto. Mas aí quem mandou Laurez não ser Láuris e insista em ser Laurez, não é mesmo?
Em 2008, a ex-prefeita (e deputada) Nilmar Ruiz, então no Democratas (ex-PFL), liderava com folga as pesquisas eleitorais na pré-campanha.
Razão: tinha feito uma boa administração na cidade (2000/2004) e o prefeito Raul Filho (PT) registrava uma das maiores reprovações no seu governo. E ainda tinha a CPI do Carlinhos Cachoeira. Nitroglicerina pura.
O governador era Marcelo Miranda (MDB) e os candidatos disputavam Lula no palanque. Foi então que o gênio do marketing do Palácio (um publicitário goiano) teve outra idéia de gênio: que tal colocar Nilmar (do pefelê) como a candidata de Lula (PT) e do MDB?
Trocou as cores do PFL (azul, amarelo,branco e verde, quase uma bandeira brasileira do PL de hoje de Jair Bolsonaro) pelo amarelo, vermelho e preto do MDB e do PT.
Amarelou e envermelhou a campanha que deveria ser azul. E foi aos palanques dizendo-se alinhado a Lula quando o PT tinha seu próprio candidato: Raul.
Resultado: em uma semana de campanha (agosto/2008), Nilmar desabou nas pesquisas. E alcançou, após as urnas, o terceiro lugar. Ficando atrás de Raul (44,02%) e Marcelo Lélis (33,24%).
São os gênios, Laurez!! Quer dizer, Láuris!!













