No Tocantins, a rede estadual de Saúde tem um braço forte conduzindo a vigilância laboratorial, contribuindo especialmente para o diagnóstico de casos de Covid-19. Trata-se do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), unidade responsável pela execução dos testes de RT-qPCR (Transcriptase Reversa - Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real), que identifica a presença do gene do vírus SARS-CoV-2. Desde o início da pandemia até o dia 3 de junho deste ano, o Lacen-TO concluiu 301.857 testes de RT-qPCR, dos quais 106.894 obtiveram resultados positivos, ou seja, 35,4% de positividade.

Conforme dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no link do Integra Tocantins/Vigilância Laboratorial, do total de amostras recebidas pelo Lacen-TO, 61,2% foram provenientes das cinco maiores cidades do Estado. Foram mais de 72 mil amostras da Capital (24,2% do total); mais de 54 mil de Araguaína (18,2% do total); mais de 28,1 mil de Gurupi (9,3%); cerca de 17 mil de Porto Nacional (5,7%); e mais de 11 mil de Paraíso do Tocantins (3,8%).

Só no primeiro quadrimestre de 2021 (de 1º de janeiro a 30 de abril), o Lacen realizou 128.324 testes de RT-qPCR, dos quais 52.488 foram concluídos no mês de março, caracterizando o período de recrudescimento da doença no Tocantins. Nas semanas epidemiológicas 10, 11 e 12, o quantitativo de testagem semanal foi 13.180, 12.534 e 13.291 exames, respectivamente.

A diretora do Lacen-TO, Jucimária Dantas, ressalta que o desempenho do laboratório tem evoluído ao longo da pandemia, com investimentos na estrutura física, parque tecnológico, e ainda nas equipes de profissionais da área técnica, administrativa e da gestão.  “Estão sendo realizadas adequações, complementações e contratações para que as demandas provenientes dos municípios [unidades de saúde sob gestão municipal, estadual ou federal] e dos hospitais privados [exclusivos aos pacientes hospitalizados] sejam atendidas em tempo oportuno e ininterrupto”, ressalta.

Houve ainda a descentralização da metodologia para a Unidade do Lacen-TO localizada em Araguaína, o que ampliou a capacidade operacional do órgão. “Essa descentralização faz parte da estratégia estadual de testagem, colaborando para a celeridade dos resultados desses exames aos municípios que compõem a Região Macro Norte do Tocantins”, frisa a diretora. Jucimária Dantas lembra que a unidade iniciou o diagnóstico laboratorial da Covid-19 em 3 de novembro de 2020 e, hoje, já trabalha na identificação das variantes do vírus. “Além disso, o Lacen-TO também é o responsável pela Vigilância Genômica, que identifica a circulação de variantes do vírus SARS-CoV-2 em circulação no território do Tocantins”, conclui.

Com a ampliação da capacidade operacional do laboratório, desde setembro de 2020, todas as amostras são testadas nas unidades do Lacen-TO em Palmas e Araguaína, não havendo mais a necessidade de enviar amostras para nenhum laboratório de referência nacional. “Nós percebemos essa necessidade de investimento no Lacen para fortalecer o combate à Covid-19. Trabalhamos pra ampliar a capacidade, porque a gente sabe que quanto mais rápido for o diagnóstico da doença, maiores as chances de recuperação do paciente. E essas melhorias serão mantidas para atender nossa população tão logo a pandemia seja controlada”, destaca o governador Mauro Carlesse.

Antes dos investimentos na estrutura física, o trabalho desenvolvido pelos servidores do Lacen foi de extrema importância nesse período. “No auge da pandemia, o horário de trabalho pessoal do Lacen também foi ampliado e, ainda hoje, eles trabalham de domingo a domingo, por isso externo aqui minha gratidão a esses profissionais incansáveis”, agradeceu o governador Carlesse.

Deixe seu comentário:

Estado

  Um médico de 65 anos e sua esposa de 44 foram indiciados nesta sexta-feira, 19,  pela Polícia Civil do Tocantins pela prática dos crimes de est...

O Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG) em Palmas foi palco da solenidade de promoções e entrega de medalhas aos policiais militares do Toc...

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou na manhã desta sexta-feira, 19, na sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a solenidade em com...