Crédito: André Araújo

 

Custeado pelo Governo do Tocantins e gerenciado pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), o Hospital Estadual de Combate à Covid-19 (HECC), completou no domingo 21 de fevereiro, seis meses de funcionamento.  Neste período, a unidades já recebeu (até 19/02/2021), 571, dos quais 376 receberam alta por melhora, 105 foram transferidos para outras unidades hospitalares e 53 foram a óbitos.

 

Um dos mais de 300 pacientes que já receberam alta na unidade foi o agente de portaria, Francisco Marcos de Souza, de 52 anos, morador de Manaus, que se disse satisfeito com o acolhimento recebido.  “Quando soube que vinha para o Tocantins eu fiquei tranquilo e com esperança, pois sabia que aqui seria bem tratado, como de fato, fui. Por um milagre de Deus e os cuidados que recebi de toda equipe hospitalar, estou voltando para casa. Venci a Covid!”, exclamou.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini, “o trabalho realizado no Hospital Estadual de Combate à Covid-19 segue as diretrizes das unidades geridas pelo Executivo Estadual, as quais primam pela qualidade, agilidade e eficiência no atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde, principalmente no que se refere ao combate à Covid-19, que é uma das nossas prioridades neste momento de pandemia”, afirmou.

 

Segundo a diretora geral do HECC, Cynthia Rosa, “hoje estamos fazendo seis meses de funcionamento, de entrega, trabalho e muita luta. Começamos a trabalhar sem saber o que nos esperava, foi intenso, tivemos algumas perdas, infelizmente, mas trabalhamos muito e tivemos muito êxito em nosso tratamento, com um  protocolo, que se mostrou eficaz. Todos os nossos pacientes saem agradecido a Deus e a nossos colaboradores que trabalham todos os dias com muito amor e carinho e muito empenho”, destacou.

 

Para a assistente social, Márcia Regina, “tem sido gratificante e desafiador, estar na linha de frente, administrando os sentimentos e atuar no acolhimento das famílias, com orientação da melhor qualidade, com os parentes que não podem acompanhar os pacientes internados”, afirmou.

 

O HECC

O HECC conta com 60 leitos clínicos e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) além de uma equipe com 214 profissionais contratados; 40 terceirizados e 53 médicos intensivistas e clínicos nas seguintes especialidades: Infectologia, Cardiologia, Radiologia, Nefrologia/Diálise, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Anestesiologia.

Deixe seu comentário:

Estado

 O governador Laurez Moreira lançará, nesta sexta-feira, 5, em Miracema do Tocantins, o programa Tocantins Presente. A ação é uma...

O Espaço Cultural de Palmas se transformará neste sábado, 6, no epicentro da cultura tocantinense. A partir das 16 horas, na grande praça do Esp...

As obras de pavimentação na Baixada do Jardim Aureny III, região sul da Capital, executadas pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Inf...