Pacientes internados no Hospital Geral de Palmas (HGP), que já foram acometidos pela Covid-19, como também de outras patologias, estão recebendo reabilitação específica dos profissionais capacitados pelo Sírio Libanês.Tal serviço graças ao projeto  "Projeto Reab", uma parceria do Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde(MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A equipe da unidade, composta por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, médico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional realiza diariamente o round: é uma discussão interdisciplinar, onde são definidas as metas para reabilitação, focando na previsibilidade da alta segura.

“Trabalhar os pacientes como um todo - com diversas categorias profissionais - para possibilitar uma alta segura para este paciente, além de cuidados que ele necessita para continuar o tratamento em seu domicílio. Isso acaba diminuindo a quantidade de reinternações hospitalares. Nosso foco principal é reabilitar o paciente no maior tempo hábil, que ele vá para casa e que tenha qualidade de vida”, declarou o coordenador de enfermagem Genivaldo de Sousa.

O Diretor Geral do HGP, Leonardo Toledo ressalta que, "o intuito é promover a reabilitação hospitalar de pacientes após a alta do cuidado intensivo por Covid -19, como também pacientes de outras patologias. A unidade recebeu do projeto, recentemente, equipamentos específicos, que auxiliam na realização de atendimentos dos pacientes”, explicou.

A fisioterapeuta Mayza Thaynã, é um dos diversos profissionais que se dedicam com amor e afinco ao "Projeto Reab".  “É um privilégio fazer parte deste projeto. Veio fortalecer nosso trabalho e beneficiar o usuário. Sabemos o quanto a reabilitação auxilia na recuperação, gratificante para nós, profissionais, perceber a melhora do paciente”, declarou.

São participantes do projeto o Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital de Base (DF), Hospital Municipal de Contagem (MG), Hospital Geral de Fortaleza (CE) e Hospital Geral do Trabalhador (PR). Os cinco hospitais foram escolhidos dentre os 6,5 mil hospitais do Brasil.

Deixe seu comentário:

Estado

O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou hoje (17) na Assembleia Legislativa do Tocantins um requerimento solicitando ao Governo do Estado a criação de...

O Procon Tocantins realizou uma pesquisa de preço do gás de cozinha em 154 distribuidoras em 12 cidades do Estado entre os dias 15 e 16 deste mês. O objetivo &e...

O governador Wanderlei Barbosa assinou e o Diário Oficial do Estado publicou nesta terça-feira, 16, o Decreto 6.774/2024, que institui a 7ª Companhia Ind...