O quarteto radicado em Poços de Caldas (MG) e que tem o jornalista e músico Aluísio Cavalcante nos voicais,  lança seu segundo single nesta quarta. "Sertão Bachiado" música, que ganhou sua primeira versão em uma gravação ao vivo no teatro Benigno Gaiga, ganha agora sua versão definitiva, gravada no estúdio Cambucá Records e é uma das músicas que estará no álbum de estreia previsto para o final de 2021. 

 

Do sul de Minas Gerais, entre o frio das montanhas e o isolamento imposto pela pandemia, nasce o Guaimbê. Com o afastamento forçado dos palcos, provocado pela covid-19, acirraram-se laços de amizades e novas formas de fazer música começaram a fazer parte da rotina de Leo Brasileiro, Flávio Danza, Aluísio Cavalcante e Rodrigo Mendonça, gerando momentos criativos que soaram como um respiro profundo para estes músicos, um baiano, um carioca, um paulista e um goiano, que se conheceram em Poços de Caldas e ali iniciaram sua recente trajetória como grupo.

 

Sertão Bachiado reforça a identidade musical do Guaimbê, que se lançou com uma live session para o Prêmio de Música das Minas Gerais, onde apresentou três canções autoriais e duas releituras ( assista agora no Youtube ), ficando em terceiro luigar neste importante certame . O primeiro lançamento nas plataformas de streaming foi “Noite de São”, ainda em junho deste ano, trazendo os ritmos nordestinos, as referências do Choro e a liberdade do Jazz como nuances musicais para este trabalho.

 

O compositor e percussionista do grupo, Leo Brasileiro, comentou que o novo single foi, inicialmente, inspirado em um prelúdio de J. S. Bach. "Peguei alguns trechos da harmonia desse prelúdio como ponto de partida e comecei a experimentar melodias em cima, desconstruindo essa harmonia até chegar a um esboço instrumental da música. Depois passei a pensar a letra com a ideia foi abordar o já tão visitado tema dos nordestinos que saíram da sua terra e vivem com saudades das suas raízes. Assim pensei em recontar essa história com uma letra que reunisse releituras de ditados populares nordestinos somados a frases criadas com ares de ditados e a títulos de músicas de compositores clássicos do forró. Chacoalhando tudo isso numa moringa temperada com dendê, nasce a Sertão Bachiado", destaca Brasileiro.

 

Nas próximas semanas o  Guaimbê promete lançar uma série de podcast onde os integrantes conversaram com importantes artistas do cenário mineiro e brasileiro, como Rowney Scott, Roberto Mendes, Sérgio Pererê e Roberta Valente. 

 

Sobre o Guaimbê

Distante dos palcos desde sua criação, o Guaimbê enveredou-se pelos festivais, conquistando, com seu primeiro lançamento, o 3° lugar no Prêmio da Música das Minas Gerais e o prêmio de Melhor Arranjo no 39° Festival de Música de Cruzília, além de estar entre os semifinalistas do Festival de Música Rádio MEC.

 

Ainda nos seus primeiros meses de existência, o Guaimbê produziu uma releitura de “Massemba” (ouça agora), canção de Roberto Mendes e Capinan, que ficou conhecida nacionalmente na voz de Maria Bethânia. A versão, apresentada pela primeira vez na live session para o Prêmio de Música das Minas Gerais, chamou a atenção do compositor e de outros artistas brasileiros pela inventividade dos arranjos e dramaticidade da interpretação.

 

Saiba mais sobre Guaimbê
 

 

SERVIÇO

Lançamento do single "Sertão Bachiado"  GUAIMBÊ

QUANDO: 29 de setembro

ONDE: Plataformas de streaming - https://www.guaimbe.com/links
OUÇA AGORA : Spotify | Deezer 

Deixe seu comentário:

Destaque

O governador Wanderlei Barbosa, seguindo as diretrizes do plano de governança, dá mais um passo importante para colocar em dia as progressões horizontais e ver...

A Vara de Execuções Fiscais e Saúde de Palmas determinou nesta terça-feira, 22, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) preste esc...

 O juiz da Justiça do Trabalho, Edísio Bianchi, acatou pedido do candidato à presidência do Sisepe de tutela antecipada, anulando a dec...