O projeto de construção da infraestrutura turística na praia do Lago do Manoel Alves, localizado em uma região entre os municípios de Dianópolis e Porto Alegre, foi apresentado nesta quarta-feira, 13, ao ministro do Turismo (MTur), Celso Sabino. O Governo do Tocantins, representado pelo secretário de Turismo do Tocantins (Setur), Hercy Filho e pelo secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini, solicitou apoio do Mtur para o desenvolvimento do projeto, em audiência marcada pelo deputado federal, Ricardo Ayres.  

O ministro Celso Sabino manifestou apoio e orientou o Estado a formalizar a proposta. A Setur já possui o projeto no formato necessário para viabilizar os recursos, o que contribuirá para agilizar o planejamento do estado. O Lago do Manoel Alves, atualmente, já conta com investimentos do MTur, que disponibilizou recursos para a construção do píer de ancoragem de embarcações no local. 

Os recursos para a construção do píer foram viabilizados por meio de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, uma contrapartida do Governo do Tocantins. O processo licitatório para a realização da obra está sendo finalizado na Agência Tocantinense de Obras (Ageto). O projeto da infraestrutura da praia é integrado ao píer, garantindo um ponto turístico que atenderá diversos públicos. 

O secretário Hercy Filho esclareceu que o Lago do Manoel Alves é localizado na divisa com o oeste baiano, onde estão municípios como Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério e outros que compõem uma das regiões com maior contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Nesses municípios reside um público que possui embarcações e procura áreas próximas para explorar o turismo náutico. 

"Hoje, o Lago do Manoel Alves já é um destino desse público e o píer vai atrair para o Tocantins esse turista. Nesse contexto, a estrutura da praia vai dimensionar o turismo neste local. Vamos criar mais um grande atrativo no roteiro Serras Gerais do Tocantins e atrair a população de forma ampla e inclusiva para um turismo de qualidade, seguro e diferenciado", afirmou. 

Para o secretário Carlos Manzini, a manifestação de apoio do ministro Celso Sabino é mais uma resposta a gestão política do governador Wanderlei Barbosa, em Brasília. "O ministro recebeu o projeto com entusiasmo, e de forma imediata garantiu ao estado condições para  dar andamento nos próximos. Uma receptividade que, sem dúvida, demonstra o quanto o Tocantins, encontra no Governo Federal e na bancada federal, o apoio que precisa", afirmou. 

Salão do Turismo 

Na ocasião, o ministro Celso Sabino convidou o governo do Tocantins para participar do Salão do Turismo, que será realizado entre os dias 15 e 17 de dezembro, em Brasília. O evento reúne anualmente operadoras, agências de receptivo, empresas de cruzeiros, seguro-viagem e redes hoteleiras para fortalecer os negócios do turismo, além de  população em geral em busca de novos destinos.  
 

Deixe seu comentário:

Destaque

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) deflagrou, nesta quarta-feira, 13, a ope...

O senador Irajá Abreu (PSD) dá indícios de querer escalar sua campanha eleitoral com quatro anos de antecedência. Se até agora fazia uso de sua...

Dois pescadores foram resgatados por uma equipe da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), após terem a embarcação naufragada na madrugada des...