A partir de agora, viajantes em geral e amantes da pesca esportiva e da observação de aves terão acesso detalhado às informações turísticas sobre o Tocantins. O Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) lançou o Guia da Pesca Esportiva, o Guia Prático de Observações de Aves, o portal do Observatório do Turismo e o site promocional do Estado.

 

O lançamento oficial ocorreu nesta segunda, 10, no Gabinete do Governador, no Palácio Araguaia, aproveitando duas datas importantes marcadas no calendário do setor, o Dia Nacional do Turismo (8 de maio) e o Dia Nacional do Guia de Turismo (10 de maio). Na ocasião, também ocorreu a entrega simbólica das carteiras dos condutores de pesca esportiva e de observação de aves do Estado.

 

"Disponibilizar os guias ao público, bem como atualizar os dados relativos às nossas regiões turísticas, para ampliar o acesso a informação e facilitar a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor, é um compromisso da gestão Mauro Carlesse", ressalta o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

 

A apresentação contou com a participação do vice-governador Wanderlei Barbosa, da deputada estadual Cláudia Lelis, do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Estado do Tocantins (Abav/TO) e também do Conselho Empresarial do Turismo (Cetur), Marcelo Perim, do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/TO), Ana Paula Setti, do presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH), Marcos Koche, além de representantes dos condutores de pesca, Héber Vieira Tavares (Madruga) e Jeová Lima Souza (Barba).

 

Observatório

 

A iniciativa tem como objetivo sistematizar o retrato da economia do turismo regional, dividido por segmentos e atividades, e facilitará o planejamento e gestão pública e privada da atividade turística. A plataforma foi elaborada a partir das melhores práticas nacionais e internacionais de observatórios do setor, reunindo estudos, boletins, notícias e informações relativas ao turismo.

 

Desenvolvido com recursos do Banco Mundial, via Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), o Observatório do Turismo reúne dados coletados por meio de instituições públicas e privadas. O site observatorio.turismo.to.gov.br terá alimentação constante. "A partir de agora, contaremos com uma base sólida de informações para o monitoramento estratégico e sistemático da atividade turística no Estado do Tocantins", comemora o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

 

“Esta é uma iniciativa fundamental para nós, tudo que é relacionado ao turismo, mesmo estando na pandemia, deve ser preparado para o futuro”, ressalta o governador Mauro Carlesse, ao lembrar que os guias e sites apresentados são uma alternativa para os turistas, e colaboram com o fortalecimento da economia local. “O Estado tem muita coisa a ser apresentada”, enfatiza.

 

Site promocional

 

A atualização do site promocional de Turismo do Estado (turismo.to.gov.br), foi realizada pela equipe de Comunicação da Adetuc, com apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Turismo. Além de renovar as informações das sete regiões turísticas (Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Praias e Lagos do Cantão, Serras e Lago, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios) e seus municípios que compõem o Mapa do Turismo, o site ampliou o leque de informações adicionais sobre a história do Estado, sua cultura, economia criativa, eventos e negócios. O site deixou de ser alimentado na gestão anterior.

 

Pesca esportiva

 

O Guia de Pesca Esportiva é fruto de trabalho realizado ao longo de um ano, com recursos do Banco Mundial, via PDRIS, através do projeto “Plano Operacional de Desenvolvimento da Pesca Esportiva no Estado do Tocantins”.

 

Além do guia impresso, o projeto envolveu mapeamento, famtour com empresas e jornalistas especializados e oficinas de capacitação dos condutores, que agora estarão credenciados a atuar com as carteirinhas emitidas pela Adetuc, conforme portaria conjunta com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 

Observação de aves

 

O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves do mundo, com cerca de 1.670 espécies. Somente o cerrado possui 837 espécies, além de representar a segunda maior região ecológica do Brasil, cobrindo 20% do seu território. Neste cenário, o Turismo de Observação de Aves ou Birdwatching, é uma das apostas do Governo do Estado para atrair visitantes com perfil de interesse em áreas propícias ao isolamento social.

 

O projeto também foi desenvolvido com recursos do PDRIS e envolveu mapeamento de áreas e espécies, oficinas de qualificação de condutores, que também receberão suas carteirinhas, além da elaboração do Guia Prático de Observações de Aves do Estado do Tocantins.

 

“A importância dos guias está em ampliar a experiência do turista no destino. Além disso, o condutor poderá ajustar o seu roteiro a partir dos seus conhecimentos e das informações técnicas, caso seja necessário”, explica a superintendente de Turismo, Maria Antônia Valadares.

Deixe seu comentário:

Estado

O baixo volume de vencimentos fez a Dívida Pública Federal (DPF) subiu em fevereiro. Segundo números divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Tesouro Nac...

A obra de reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Taquari, Sul de Palmas, entra na reta final. E para garantir os ajustes necessários nesta gra...

Dois indivíduos, de 19 e 22 anos, foram presos em flagrante, logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 28, em Taipas do Tocantins, pelos crimes de tr&...