A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Palmas emitiu nesta tarde nota esclarecendo que o Empréstimo de R$ 300 milhões junto ao BB ainda não teria sido assinado.
A publicação da assinatura foi dada em nota no X pelo blog. E era fundada em informação com reserva de confidencialidade de técnico da área econômica do Executivo municipal. Leiam a nota da Finanças, volto depois.
Nota
A Secretaria de Finanças de Palmas informa que o contrato de empréstimo junto ao Banco do Brasil, autorizado pela Lei Complementar N. 443, de 2 de Junho de 2025, encontra-se em análise interna do próprio banco. Após este trâmite, será encaminhado para análise e aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda. Logo, o contrato ainda não foi firmado e não há prazo para tal.
Voltei.
Bom. Se a Finanças informa que não está assinado, não há por que duvidar. Ainda que seja expediente corriqueiro nos governos assinar antes e esperar a data mais adequada politicamente para divulgar. É quando se assina apenas um protocolo, um papel qualquer. Não deve ser o caso.
A nota, entretanto, não é de todo compreensível quando diz que o empréstimo ainda é estudado no BB e depois seguiria a Secretaria do Tesouro Nacional.
O processo já estava pré-aprovado.
Depois desse trâmite ele passa pela Secretaria de Obras e de Finanças para depois assinatura do contrato. No BB só passaria para análise da capacidade de pagamento (parcelas no FPM).