A população do Estado tomou conhecimento ontem de dois fatos distintos. Muito embora tenham sido tratados de forma equivocada nos meios de comunicação e redes sociais.

Uma inversão completa de valores.

No primeiro, os senadores Eduardo Gomes (PL), Dorinha Seabra (UB) e o deputado federal Carlos Gaguim (UB) – que formam a chapa majoritária do centrão no Estado – ignoraram solenemente a inauguração de uma das mais relevantes obras do Tocantins e região (a ponte do Araguaia).

No segundo, o prefeito Eduardo Siqueira (Podemos) entregou obra em Buritirana com a presença da deputada Janad Valcari (PL), sua adversária no ano passado. A benfeitoria tinha emendas de Janad que foi convidada por Eduardo para o evento.

Janad não só compareceu mas discursou agradecendo a honraria e gentileza de Eduardo. E disse que a campanha ficou no ano passado. Um indicativo de maturidade, não só no aceite da deputada quanto no convite do prefeito.

E o quê haveria aí de convergência e divergência em ambos os casos: a representação de significante e significado, fundamental no exercício de funções políticas públicas.

Eduardo Siqueira deu dimensão ao significante diante do significado. A obra não existiria sem a emenda. Esta condicionada a um projeto maior apartidário cuja finalidade é o representado/eleitor. No que foi avalizado por Janad Valcari. É o que exige a representação nas democracias populares.

Já o grupo de fuzileiros do exército bolsonarista (Eduardo Gomes/Dorinha Seabra/Carlos Gaguim) escolheu pensar pequeno e confundiu significante com significado. Optando pelo rigor ideológico, dada a presença do presidente Lula, do PT à obra. Completamente desligado da representação.

Política e institucionalmente, Eduardo Siqueira, com efeito, tem dado um banho nos grupos políticos do Estado.

Tão logo assumiu a prefeitura, buscou interlocução com o Governo (de quem era oposição), Legislativo estadual e municipal e com os poderes estabelecidos.

Ainda que com poucos recursos,conseguiu fazer maioria na Câmara Municipal.

E agora surpreende com a delicadeza de chamar Janad para inaugurar obra construída com emendas da parlamentar.

Apesar de Janad ainda ser filiada ao PL do senador Eduardo Gomes que preferiu o palanque eleitoral à celebração de obra tão importante.

Um avanço institucional indiscutível. Diferente dos bolsonaristas na inauguração da ponte.

Deixe seu comentário:

Destaque

O Executivo tem problemas para convencer os servidores que buscam o teto único. Uma reunião estava prevista para esta tarde. O horário era às...

O governo deve protocolar na próxima segunda na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei Orçamentária de 2026. A informação ao blog foi...

Esse pessoal não é brincadeira não. Da Operação da PF pula-se para disputa territorial entre Tocantins e Goiás. Portais divulgam,...