A situação de comando no Corpo de Bombeiros já extrapola as raias do suportável do ponto de vista político e administrativo. No CB, como é público, há denúncias de assédio moral e sexual sendo apuradas por OAB, Defensoria e MPE parece disposto a entrar. Pelo que se conhece até aqui, os casos mereceriam, no mínimo, uma investigação.

O Bombeiros divulgou um relatório indecente por natureza: os próprios acusados investigando os fatos de que são imputados. Digo acusados (Corporação) e não os policiais investigadores. Ocorre que o Comandante seria um dos acusados e como a polícia é regida pelo princípio da hierarquia, não é difícil deduzir-se o que ocorreria ou ocorre.

No dia 17 de abril de 2019, o comandante do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Leandro da Silva (comandante geral e presidente da Comissão de Promoções) assinou e mandou publicar o relatório da Comissão de Promoções (publicado no dia 21 de abril de 2019) com os policiais com direito a promoção.

De tenente-coronel a coronel estavam enquadrados dois oficiais: Carlos Eduardo Farias e Peterson Ornelas (tenentes-coronéis) por que atendiam os requisitos (apenas os dois) e o prazo de interstício (48 meses). Foi o que relatou a Comissão, termos em que foi aceito pelo Comandante, caso contrário não mandaria publicar oficialmente sem qualquer reparo.

Um dia depois da publicação da relação dos promovíveis, ontem, 22, o Comandante dos Bombeiros retirou o tenente-coronel Ornelas (considerado opositor de suas práticas no Bombeiros). E como: mandando publicar a portaria 046/2019, agregando Ornelas com data retroativa a 6 de março de 2019.  Ou seja, retirando Ornelas dos promovíveis, agregando-o ao governo.

Ornelas está cedido ao Naturatins desde março mas, contrariando o período aquisitivo, o comando dos Bombeiros decidiu ir contra o parecer da Comissão de Promoção que viu em Ornelas condições técnicas (período aquisitivo antes da cessão) para ser promovido conforme a lei.

Ornelas, sem saber da publicação, levou a família para receber a promoção, como é usual nas corporações militares. A esta altura o DO já estava circulando com a promoção POR ESCOLHA (como está no Diário Oficial) de apenas um tenente-coronel: Carlos Eduardo Farias, ligado ao comandante. E que Ornelas, de promovido pela Comissão, teria sido atropelado da patente em um dia!!! E com data retroativa a 45 dias!!

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...