A situação de comando no Corpo de Bombeiros já extrapola as raias do suportável do ponto de vista político e administrativo. No CB, como é público, há denúncias de assédio moral e sexual sendo apuradas por OAB, Defensoria e MPE parece disposto a entrar. Pelo que se conhece até aqui, os casos mereceriam, no mínimo, uma investigação.

O Bombeiros divulgou um relatório indecente por natureza: os próprios acusados investigando os fatos de que são imputados. Digo acusados (Corporação) e não os policiais investigadores. Ocorre que o Comandante seria um dos acusados e como a polícia é regida pelo princípio da hierarquia, não é difícil deduzir-se o que ocorreria ou ocorre.

No dia 17 de abril de 2019, o comandante do Corpo de Bombeiros, Reginaldo Leandro da Silva (comandante geral e presidente da Comissão de Promoções) assinou e mandou publicar o relatório da Comissão de Promoções (publicado no dia 21 de abril de 2019) com os policiais com direito a promoção.

De tenente-coronel a coronel estavam enquadrados dois oficiais: Carlos Eduardo Farias e Peterson Ornelas (tenentes-coronéis) por que atendiam os requisitos (apenas os dois) e o prazo de interstício (48 meses). Foi o que relatou a Comissão, termos em que foi aceito pelo Comandante, caso contrário não mandaria publicar oficialmente sem qualquer reparo.

Um dia depois da publicação da relação dos promovíveis, ontem, 22, o Comandante dos Bombeiros retirou o tenente-coronel Ornelas (considerado opositor de suas práticas no Bombeiros). E como: mandando publicar a portaria 046/2019, agregando Ornelas com data retroativa a 6 de março de 2019.  Ou seja, retirando Ornelas dos promovíveis, agregando-o ao governo.

Ornelas está cedido ao Naturatins desde março mas, contrariando o período aquisitivo, o comando dos Bombeiros decidiu ir contra o parecer da Comissão de Promoção que viu em Ornelas condições técnicas (período aquisitivo antes da cessão) para ser promovido conforme a lei.

Ornelas, sem saber da publicação, levou a família para receber a promoção, como é usual nas corporações militares. A esta altura o DO já estava circulando com a promoção POR ESCOLHA (como está no Diário Oficial) de apenas um tenente-coronel: Carlos Eduardo Farias, ligado ao comandante. E que Ornelas, de promovido pela Comissão, teria sido atropelado da patente em um dia!!! E com data retroativa a 45 dias!!

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Executivo tem até o dia 30 de maio para publicar o relatório de gestão fiscal do 1º quadrimestre de 2024. Os números da execução or...

A Superintendência de Educação Básica da Secretaria de Educação tentou fazer um arranjo com o feriadão decretado pelo presidente da...

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...