Bolsonaro não precisaria de mais nada para ter nas urnas os votos daqueles que não querem Zé Dirceu, Lula e os petistas tomando o poder do eleitor que, legal e legitimamente, é aquele que, verdadeiramente, a detém no estado democrático de direito

Os 32% de Bolsonaro e os 21% de Haddad (Datafolha de ontem) retiram, na prática, as chances de Ciro, Alckimin, Marina ou Meireles de irem para o segundo turno.

Bolsonaro em ascensão e Haddad em queda com rejeição maior que o capitão no Sul, Centro-Oeste e Norte

Fez mal à candidatura do petista as declarações (ao El País) do corrupto José Dirceu (condenado pelo Mensalão e operação Lava-Jato a quase 50 anos de cadeia) de que o partido iria tomar o poder e que isto seria diferente de ganhar eleição.

Ou seja, para os petistas não seria a população a delegar representação no voto popular e universal. Seria a capitulação dos adversários à ação do partido de tomar o poder que, nas democracias, não é de partidos, militância ou políticos. E sim da população, dos eleitores, com partidos ou sem partidos. Da mesma forma que a autoridade é da lei e não de quem a aplica.

Daí que, no mesmo Datafolha, 51% dos entrevistados querem que Lula (ex-chefe de José Dirceu) continue na cadeia, condenado a 12 anos de xilindró por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ainda que não tenha esgotado os recursos no STJ e STF, certamente foi atingido pelo petardo de Antônio Palocci tornado público esta semana de que ele, Lula, não só tinha conhecimento da corrupção, mas a determinava. E que nas duas últimas campanhas o PT tivesse arrecadado R$ 1,4 bilhões. O triplo do que foi declarado pelo partido.

Bolsonaro não precisaria de mais nada para ter nas urnas os votos daqueles que não querem Zé Dirceu, Lula e os petistas tomando o poder do eleitor que, legal e legitimamente, é aquele que, verdadeiramente, a detém no estado democrático de direito.

 

 

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Executivo tem até o dia 30 de maio para publicar o relatório de gestão fiscal do 1º quadrimestre de 2024. Os números da execução or...

A Superintendência de Educação Básica da Secretaria de Educação tentou fazer um arranjo com o feriadão decretado pelo presidente da...

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...