Dentre as medidas publicadas na noite de ontem no Diário Oficial, duas são destacadas.
Além de nomear a suplente de deputada Valderez Castelo Branco (11.246 votos/2022) para a Secretária Extraordinária para Ações Governamentais, o governo colocou na Secretaria Extraordinária de Participações Sociais a primeira dama, Karyne Sotero.
Com Valderez, o governo pode aumentar apoios eleitorais ao deputado Jorge Frederico em Araguaína.
Já a primeira dama, Karine Sotero, realizava trabalhos na área social do governo antes do cargo. E não é de ficar parada. Pode ser uma aposta futura em cargo eletivo. A lei o permite.
O governo não terá problemas com a oposição. Função de confiança no secretariado não implica em nepotismo.
Siqueira nomeou Eduardo e Thelma Siqueira Campos para secretários. Moisés Avelino, colocou a esposa, dona Virgínia, na Fundação Santa Rita de Cássia (depois Ação Social), Marcelo Miranda a esposa Dulce Miranda na Ação Social e Sandoval nomeou o cunhado, Kaká Nogueira, para a Infraestrutura.
Haverá, certamente, a necessidade de conversações é em outro lugar.
Ambas as secretarias extraordinárias (de Valderez e Karyne) estarão subordinadas à Secretaria Executiva da governadoria. Ambas tem projetos politicos.
Uma pasta que é atualmente chefiada pelo suplente de deputado federal Osires Damaso (41.113 votos/2022) que também tem suas projeções.
Ainda que na Secretaria da Governadoria não ponha a mão na massa. E que nos setores sociais e de ações a ferramente da impulso seria os secretários extraordinários nomeados.


