Sexta-feira, 23 de Out de 2026

Wanderlei Barbosa tem prazo ainda para na campanha separar o governador do líder Republicano. Primeiras declarações de apoio já fazem emergir desvios reflexivos

28/07/2024 1552 visualizações

O governador Wanderlei Barbosa tem, pelos próximos meses, um não irrelevante desafio pela frente: conciliar o militante, o governador e o homem.

O militante, compreende-se, pode (e deve) expressar a defesa de seus princípios ideológicos e partidários para fortalecer seu grupo. E,claro, de seus aliados.

O governador – acima do militante – , no entanto, deve, indiferente a militância, não só esforçar-se mas efetivamente, colocar o governo à disposição de todas pessoas de que seja representante eleito. De seu grupo ou não.

Já o homem, acercar-se de pessoas que o lembrem da tentação humana, demasiadamente humana, que o êxito de representação e aprovação popular concedem ao sentido efêmero de onipotência despertado pela vaidade.

Em circunstâncias tais em que o Governante do Tocantins registra 72% de aprovação popular no seu governo.

E que, contrário senso, projetaria que um terço (28%) da população do Estado não concordaria com seus feitos. Prudência, portanto, não seria dispensável, apesar dos aúlicos.

Exemplo prático: o candidato Neto Aires (PP) – candidato a prefeito de Ipueiras – publicou ontem nas redes vídeo de Wanderlei Barbosa hipotecando-lhe apoio.

Neto vem a ser irmão do deputado federal e presidente regional do PP, Vicente Jr. E filho do ex-senador Vicentinho Alves. E que tem outro irmão candidato à reeleição, Thiago Tapajós (PP) em Pindorama.

No vídeo, Wanderlei, entretanto, não só publiciza apoio de aliado político a Neto, mas o apoio do “seu governo”.

O conflito lógico e ético é: o governo de Wanderlei não daria apoio a outro candidato como o faz, por eliminação, o político Wanderlei?

Mas as assessorias do Governador (inclusive na imprensa que o acompanha como se ele fosse o próprio governo e isto tem um custo) tratam-no como a coisa mais natural do  mundo.

De outro modo: se o militante tem direito a dar apoio a quem quer que seja, o Governador é subordinado a modos e formas.

Princípios que Wanderlei tem preservado até aqui com governo para todos, independente de aliança ou cor partidária.

E a campanha eleitoral está apenas começando.

Compartilhar

Deixe seu comentário

1 Comentário(s)

Emanoel Aires 28/07/2024

É bom andar devagar que o santo é de barro e as quase imposições podem virar um abismo político no futuro; porque sem ouvir e escutar os grupos politicos dos municípios e só apresentar suas vontades e formas o faz um possível futuro enfraquecido político ...

Mais em Ponto Cartesiano