Após quase uma década de luta, o deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO) comemora uma conquista histórica: a federalização das TO-050 e 080 e o início do processo de duplicação da BR-010 no trecho Palmas–Porto Nacional. Defensor da pauta desde 2016, o parlamentar ressaltou que o avanço representa uma vitória para a infraestrutura rodoviária do Tocantins.

“Esse era o momento que eu sonhava ver o Tocantins vivendo quando começamos essa luta em 2016. Hoje comemoramos essa entrega histórica, que representa uma grande conquista para o estado”, afirmou Vicentinho.

A celebração acontece na véspera da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a elaboração do projeto de duplicação da BR-010 e do termo de federalização da TO-050 (entre Silvanópolis e Palmas), marcada para esta quarta-feira (27), no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.

Um marco para o Tocantins

A federalização das TOs-050 e 080, que agora integram a BR-010, é fruto de uma articulação que se estende por anos e se consolidou por meio de marcos importantes na esfera legislativa e executiva.

A batalha por essa mudança começou em 2016, quando Vicentinho Júnior apresentou e articulou a aprovação de destaques na MP 708, permitindo que Palmas e Porto Nacional fossem reinseridas no traçado da BR-010. Essa medida foi fundamental, pois viabilizou a federalização dos trechos entre Silvanópolis – Porto Nacional – Palmas (Ginásio Ayrton Senna) e Palmas até o município de Aparecida do Rio Negro.

Nos anos seguintes, o tema seguiu em pauta, com o deputado cobrando celeridade do Governo Federal e articulando junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes. Em dezembro de 2022, o Ministério da Infraestrutura formalizou a federalização de trechos que passaram a integrar a BR-010 no Tocantins, com a promessa de que a medida permitiria “a duplicação e melhorias” na via. Em julho de 2023, Vicentinho Júnior se reuniu com o ministro Renan Filho para pedir a conclusão da federalização do segmento Palmas–Porto Nacional, que ainda pendia de autorizações.

Em 2024, o Governo do Tocantins acelerou a recuperação do asfalto entre Palmas e Porto Nacional, uma providência necessária para concluir a transferência definitiva do trecho. A medida foi o último passo para que, em 2025, a duplicação entrasse na fase de projeto, com a confirmação da elaboração do projeto de engenharia e a assinatura da ordem de serviço para a manutenção da via.

Mais segurança e infraestrutura

O deputado ressaltou a importância da parceria institucional para que o avanço fosse possível. “Quero agradecer ao Governo do Tocantins, ao Governo Federal e ao DNIT por atenderem ao nosso pedido e viabilizarem essa obra tão aguardada. Agora, com a federalização e a duplicação da BR-010, damos um passo decisivo para o desenvolvimento do Tocantins e para a melhoria da vida de quem utiliza diariamente essa estrada.”

A conquista permitirá que o Governo e a bancada federal destinem recursos diretamente para a duplicação e manutenção da rodovia, garantindo mais segurança e infraestrutura para motoristas e para o escoamento da produção tocantinense.

Deixe seu comentário:

Estado

Em sessão do Tribunal do Júri, realizada em Palmas, na segunda-feira, 25, o Conselho de Sentença acatou a tese do Ministério Público do Toc...

Nesta terça-feira, 26, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, segue com serviços intensivos de limpeza e rev...

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, assinam, nesta qua...