Não poderia ser outra, a decisão do Tribunal de Justiça reconhecendo a competência da Agência Reguladora da Capital para tratar da concessão de tratamento de água e esgoto da cidade.

A BRK atende em 47 cidades do Estado. A Capital é responsável   por volta de um terço dos investimentos da empresa e, pelo número de usuários, também pela grande maioria do faturamento da companhia, com a movimentação de R$ 172,3 milhões na Capital em 2017 (um lucro líquido, só em Palmas, de R$ 93,9 milhões).

E aí, na hora da fiscalização da concessionária de serviços (uma concessão da prefeitura da Capital), a competência seria da agência reguladora estadual? Não fazia qualquer sentido. A prefeitura assinava a concessão, mas na hora de fiscalizar e determinar as tarifas, quem fazia era a agência do governo.

Na verdade, a Agência Reguladora Estadual assumia estas funções embasada em um convênio firmado em 2010 (termo 055/2010) com a prefeitura. Justamente porque esta não tinha uma agência.

Mas com a criação da Agência Reguladora de Palmas, não tinha mais justificativa para a ATR (do Estado) exercer as atividades regulatórias e fiscalizatórias   incidentes no ciclo tarifário da cidade.

Há até uma resolução (004/2017) da ATR estabelecendo que a fiscalização deve ser exercida pela ARP municipal. Mas tanto a empresa como o governo insistiam em tutelar a fiscalização da BRK em Palmas.

Os motivos, apenas imagina-se. A ATR estadual agora, deduz-se, cuidará apenas dos usuários e prefeituras dos outros 46 municípios onde a BRK detém a concessão. Mais justo.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Executivo tem até o dia 30 de maio para publicar o relatório de gestão fiscal do 1º quadrimestre de 2024. Os números da execução or...

A Superintendência de Educação Básica da Secretaria de Educação tentou fazer um arranjo com o feriadão decretado pelo presidente da...

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...