Na noite desta terça-feira, 2, o auditório da Escola SESI de Referência em Palmas foi palco de uma cerimônia marcada por superação e conquista. O Serviço Social da Indústria (SESI) certificou 50 estudantes por meio da Educação de Jovens e Adultos a Distância (EJA Profissionalizante), modalidade flexível que permite a conclusão do Ensino Médio em até 13 meses. A formatura reuniu formandos, familiares, amigos, professores e gestores da instituição para celebrar a conclusão de uma etapa fundamental.
A cerimônia evidenciou a dedicação de cada estudante que, após interromper os estudos, encontrou na EJA Profissionalizante do SESI uma oportunidade de retomar e concluir sua formação básica. O evento contou com a presença do superintendente do SESI Tocantins, Fernando Wirthmann Ferreira, da gerente executiva, Cláudia Denis, e da diretora pedagógica da escola, Leomara Lopes, entre outras autoridades.
A emoção tomou conta do palco quando os formandos dividiram suas experiências. "Houveram dias em que pensei em desistir, mas a vontade de concluir meus estudos sempre falou mais alto! A cada dificuldade, eu lembrava dos motivos que me fizeram começar: o desejo de ter novas oportunidades, de ser exemplo para minha família e acima de tudo, de provar para mim mesmo que nunca é tarde para aprender. E eu não caminhei sozinha, essa vitória não é só minha, é nossa!", disse Sadya Rocha Barros Pimenta, sob os aplausos da plateia. A estudante representou a turma que homenageou a professora Letícia Zanholo Santo pelo apoio recebido.
Com histórias marcadas pela superação, muitos alunos encontram no retorno à sala de aula não apenas a conclusão de um ciclo, mas a redenção de sonhos adiados. Foi esse sentimento que tomou conta de Edmilton Pereira da Silva ao subir a rampa para receber seu canudo de graduação do Ensino Médio. Para ele, que perdeu a mãe muito novo e precisou trabalhar desde cedo, aquele momento representou muito mais que um diploma, foi a coroação de uma longa jornada de resiliência.
Com lágrimas nos olhos e a voz carregada de emoção, ele compartilhou sua vitória: “Graças ao SESI, tive a oportunidade de voltar a estudar e concluir meus estudos. O ensino médio, né? E pra mim foi muito gratificante, muito, muito emocionante pra mim. Eu parei de estudar muito cedo. Tive que trabalhar desde cedo e ter responsabilidade. Estou muito feliz de tá conseguindo concluir o ensino médio, que é fundamental pra mim prosseguir agora minhas atividades, meu serviço, meu trabalho. Vai abrir portas pra mim, ter mais oportunidade no mercado. Eu tô muito feliz por isso.”
Um dos grandes diferenciais do programa é seu formato, que combina a flexibilidade do ensino a distância com o reconhecimento dos saberes prévios do aluno. As aulas são 80% online, por meio de uma plataforma digital, e 20% presenciais. A metodologia valida as competências e habilidades adquiridas ao longo da vida e do trabalho, acelerando a certificação e alinhando os estudos às demandas do mercado. O curso é totalmente gratuito e oferece, paralelamente ao diploma do Ensino Médio, uma certificação profissional pelo SENAI.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do cenário nacional. Segundo dados do IBGE, o Brasil possui mais de 68 milhões de pessoas com mais de 18 anos que não concluíram a educação básica.
Programas como a EJA Profissionalizante são ferramentas essenciais para reduzir este déficit e promover cidadania. "Esta formatura simboliza a persistência de cada um aqui. A EJA do SESI permite não só a conclusão do Ensino Médio, mas uma formação técnica que abre portas no mercado de trabalho, esta é uma etapa importante, mas é só o começo", afirmou o superintendente Fernando Wirthmann Ferreira em seu discurso durante a formatura.
Para os interessados em mudar seu futuro por meio da educação, o SESI Tocantins está com vagas abertas para a turma 01/2026. As inscrições vão até o final de janeiro e podem ser feitas presencialmente na Escola SESI de Palmas ou pelo telefone (63) 99977-2310.












