Esse pessoal realmente não tem limites. O vice-presidente da República, general e senador eleito pelo Republicanos, Hamilton Mourão, informou, ontem, com aquele jeito de senhor democracia, que tem um plano para interferir no STF quando assumir o mandato no Senado.
E qual seria o plano desse senhor? O aumento do número de cadeiras no Supremo, a redução da idade de aposentadoria dos ministros e, pasme-se, os ministros teriam mandatos de dois anos.!!!!!
A cara de pau desse senhor não tem régua. Óbvio que aumento do número de vagas, elevaria a possibilidade do ditador de plantão colocar alí seus seguidores, já que pela Constituição é o Presidente que os escolhe.
A redução da idade para aposentadoria complementaria o aumento do número de vagas. Ou seja, o presidente teria opções de escolher mais aliados no STF: na aposentadoria (que ele teria que indicar substituto) e no aumento do número. Ganho duplo contra a Constituição.
E o que dizer do mandato? Qual seria o colégio eleitoral a eleger o ministro do STF? Os deputados e os senadores como Hamilton Mourão? Fico a imaginar as emendas do relator (R$ 19 bilhões no próximo ano) a financiar a eleição de um ministro do STF!!!
De outro modo: o STF se transformaria numa casa política como a casa de prostituição que é hoje a Câmara e o Senado e o magistrado (assim como a população) teria extinta uma de suas principais garantias de julgamento isento: a vitaliciedade.
Uma partidarização do Judiciário na maior cara de pau, a proposta deste senhor. Aliás, Hamilton, o democrata bolsonarista, já tinha se saído com declarações que afirmavam que entre os deveres do Exército Brasileiro está a garantia do funcionamento das instituições e da lei e da ordem, e que se o judiciário não fosse capaz de sanar a política existente no país isso seria imposto pelo exército por meio de uma intervenção militar”.
Um cara de pau pago com recursos públicos para cumprir a Constituição no que toca às funções do Exército no governo civil. E que faz uso de sua posição (repita-se, paga pelo contribuinte) para levar adiante seus projetos de ditadorzinho de uma República de Bananeira.


