Pouco se deu nas redes sociais e nos portais  à nomeação do empregado comissionado do Tribunal de Contas do Estado, Julio Edistron, para a Secretaria da Fazenda. Aliás, auxiliares do Governador defendem junto a este blog a legitimidade da escolha.

É evidente que é legal e legítima e a escolha, constitucionalmente, é competência do governador Wanderlei Barbosa que está no pleno exercício do cargo. E não tem até aqui apertado o botão errado.

O problema é de natureza política. Esta foto aí em cima foi propagada nas redes sociais pela própria assessoria do Governador. E nela, no Natal (informa-se) o Governador teria recebido, na residência do pais, dois conselheiros do Tribunal de Contas do Estado: Severiano Costandrade e André Matos. Repare que os conselheiros estão com pastas debaixo do braço. Os dois supostos indicadores do novo Secretário da Fazenda.

Como é óbvio, o TCE fiscaliza as contas do Executivo e não é de bom termo que faça mesuras públicas com aqueles que são seus potenciais investigados.

Não haveria, portanto, ademais, justificativa para uma agenda oficial de dois conselheiros com o chefe do órgão fiscalizado, quando o Tribunal encontrava-se de recesso. Ou seja, uma agenda sem conhecimento da presidência do Tribunal que, como apurou o blog, não concordaria com a ação isolada dos conselheiros por motivos óbvios.

Não são, os dois conselheiros, da família de Wanderlei para aproveitar a ceia com sua família, seus pais, o ex-prefeito de Palmas Fenelon Barbosa. E não publicitaram suas agendas como representantes de um Tribunal de Contas num feriado de Natal fora da sede do TCE e de qualquer repartição pública.

E o que estariam fazendo, então, dois conselheiros do TCE na casa do pai do governador interino, com pastas debaixo do braço, num dia de Natal é a pergunta que está a gritar por respostas. Ainda mais com a presença do Governador que publico mensagem nas redes sociais sobre o encontro nos seguinte termos:"wanderlei_barbosa Vespera de Natal,, fizemos atendimento e despachamos com Secretários, recebemos a visita do Conselheiro Dr. André e Deputados (...)"

A assessoria de Wanderlei, amadora do ponto de vista político como tem se comportado, mandou para a frente a imagem e o próprio Governador não se importou, tanto que quatro dias após nomeou Secretário de Fazenda uma pessoa trazida para o Estado por um dos conselheiros que deixaram se fotografar na casa do pai do governador no Natal e com o aval do ex-presidente do TCE, também "participante " da ceia natalina. A imagem é pública, mas não sofreu massa crítica, como muitas outras questões no Estado.

Para completar a ficção, o ex-governador Siqueira Campos – responsável pela nomeação dos dois conselheiros no TCE, Costandrade e André Matos que não tomariam qualquer decisão sem o aval do ex-governador -  saiu, do nada, com um vídeo, no mesmo final de semana, em defesa de Wanderlei Barbosa.

Caros. Uma conclusão sobre isso aí é com vocês. A dúvida é o quê e a quem interessaria a movimentação de fácil desconstrução pelas provas que produziram os envolvidos.

Tudo indica que Wanderlei Barbosa, que canaliza atualmente esperança de muita gente (e isto não se pode negar) necessita urgentemente de um conselho político. Ou de escutar orientações políticas. Pessoas com experiência no governo tem de sobra. Basta olhar para Cesar Hallun, Eduardo do Dertins, Hercy Filho, Darci Coelho, Antônio Andrade....

 

 

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...