Na pesquisa Ipespe divulgada ontem Lula mantém os 44% e Jair Bolsonaro os 32% da semana passada. Apesar da indefinição partidária nas alianças nos Estados, o eleitor tem fixado o nome do ex-presidente ao atual.
Mas, do ponto de vista tático, não está mamão com açucar para Lula. Desta vez foi o PSOL que deu uma estrilada nos petistas. O partido, contra a posição de Marina Silva, havia declarado apoio à aliança e ontem expôs contrariedades regionais.
Abre, por certo, pontos de inflexão no Estado do Tocantins onde a direção petista origina-se da corrente que forjou o PSOL. Um movimento certo modo ultrapassado pelo próprio PT que prevaleceu sobre as tendências.
Não é desprezível, ainda hoje, a dualidade petista entre o pragmatismo do centrismo da antiga corrente Articulação hoje Campo Majoritário (de Lula, Zé Dirceu e aqui Célio Moura, Donizetti Nogueira, Zé Santana, Paulo Mourão) que defendia a centralização partidária contra o entrismo das correntes internas contrárias (por aqui Zé Roberto e a direção regional). Uma destas costelas formaria o PSOL.
Uma corrente que defendia o PT como uma legenda tática e transitória para implementação de ideologias de um grupo revolucionário com tendências leninistas, como ainda defendem as tendências internas mais à esquerda do comando do partido.
Daí que enquanto o PT define composições em São Paulo, Minas, Rio e outros Estados, no Tocantins parece caminhar sozinho o candidato de Lula, ex-deputado Paulo Mourão, sem qualquer movimentação conhecida na composição da majoritária. Dado que o PSB optou, até agora, compor com Osires Damaso, da base bolsonarista.
Se optar por ir às urnas com uma chapa puro sangue PT/PV/PSOL poderá não estar, entretanto, fazendo uso da melhor estratégia e dispensando a aritmética eleitoral em favor de sectarismos ideológicos num Estado conservador e onde, pela estatística eleitoral, divide-se, nas urnas, quase meio a meio, entre direita e esquerda.
Um risco, ainda que a direita já esteja dividida, por enquanto, em pelo menos três candidaturas, com expectativa de uma quarta.


