Daqui a seis meses (2 de outubro) começam a contar os prazos eleitorais para as eleições de 2 de outubro de 2020 para renovação dos mandatos dos atuais prefeitos municipais. Os partidos tem até lá (outubro) para organizarem-se e os interessados em candidaturas para filiar-se a partidos políticos ou mudar de legenda, seguindo o princípio da anualidade da Justiça Eleitoral.

Observando este mapa, há partidos como o PSDB (ainda envolvido em disputas internas) que chama a atenção tanto da classe política quanto do eleitorado. Além da prefeita da Capital, Cínthia Ribeiro, a legenda tem ainda o prefeito do terceiro maior colégio eleitoral do Estado: Laurez Moreira, em Gurupi.

Somados os demais 25 prefeitos tucanos (e os 25 mil filiados/o quarto maior partido do Estado em filiações), a legenda tem munição suficiente para apresentar-se com um projeto político de poder. Não só em 2020, mas para daqui a quatro anos, diante da possibilidade concreta do governador paulista, João Dória, disputar a presidência da República.

Com a derrocada do PT, MDB, PSB e PR no Estado, somada à apatia do Legislativo e demais partidos (cooptados pelo nanico PHS de Mauro Carlesse), o PSDB pode aproveitar-se deste caldo. Daí aprofundarem-se as conversações internas com a preocupação de não afrontar suscetibilidades. "Queremos unir e não dividir mais", pontou a este blog um dirigente do PSDB regional. Como apurou este blog, é uma estratégia que começou a ser colocada em prática antes mesmo das eleições do ano passado.

Não estaria descartada, por exemplo, a possibilidade de os tucanos elegerem um Tertius, arbitrando a disputa entre Cínthia Ribeiro e o ex-senador Ataídes de Oliveira, atual presidente da legenda. Como apurou este blog ontem, pensa-se, inclusive, na cooptação de uma liderança de outro partido que filiaria-se ao PSDB com a missão de pacificá-lo. "Dentro de 30 dias o partido pode decidir sobre esta questão", confirmou a este blog na noite ontem uma liderança tucana.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...

Recheados de símbolos e intenções transversais os discursos do senador Eduardo Gomes e do governador Wanderlei Barbosa no sábado, a tomar as dec...

A jornalista e pré-candidata a prefeita, Roberta Tum (PCdoB) fez ontem uma resenha dos últimos dias. Assino embaixo. Só faço uma anota&cced...