Enquanto o governo do Estado permanece indefinido sobre a política que quer aplicar na agricultura no novo governo (o Estado está há 30 dia sem Secretário da Agricultura), produtores de soja abriam debate ontem na Capital –sem a representação parlamentar e corporativa estadual do setor - acerca da redução da área plantada, uma possibilidade concreta na safra 2019/2020.

A preocupação de razões incontestáveis: o governo federal anuncia a redução dos subsídios na agricultura o que provocará a elevação da taxa de juros nos financiamentos de custeio da plantação de 7,5%/ano para taxas que podem variar entre 9% e 12% no Banco do Brasil e demais instituições oficiais de crédito.

O aumento da taxa de juros e eliminação dos subsídios forçará o produtor a reduzir o plantio da soja. Para este ano, as perdas no Estado (redução da produção) podem elevar-se a 300 mil toneladas, passando de uma estimativa inicial de 3 milhões de toneladas para a estimativa atual de 2,7 milhões de toneladas.

Com os desdobramentos subsequentes no comércio de máquinas e equipamentos, defensivos, sementes, adubos e nos empregos no setor.

No país, as perdas, conforme a Aprosoja Brasil, podem alcançar 15 milhões de toneladas, com a decisão do governo federal de acabar com os subsídios.

A soja é o principal produto de exportação do Tocantins. De US$ 1,2 bilhão exportados em 2018, 83% foram da soja, mesmo triturada. Outros 3,3% de resíduos e farelo da extração de óleo de soja. Ou seja: 86% das exportações em origem diretamente na produção de soja.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...

Recheados de símbolos e intenções transversais os discursos do senador Eduardo Gomes e do governador Wanderlei Barbosa no sábado, a tomar as dec...

A jornalista e pré-candidata a prefeita, Roberta Tum (PCdoB) fez ontem uma resenha dos últimos dias. Assino embaixo. Só faço uma anota&cced...