Sábado, 24 de Out de 2026

Política miúda, desinteresse das feiras. Meu artigo desta segunda sobre campanhas eleitorais no Jornal do Tocantins

03/08/2022 485 visualizações

 

É quase certo que os açougues, feiras e padarias ou o mercadinho da esquina desconheçam que partidos políticos tem até depois de amanhã para fazer convenções e escolher candidatos.

Preocupadas em fazer algum dinheiro para comprar pelo menos o arroz, as pessoas elevadas ao posto de excelentíssimo eleitor nos próximos sessenta dias não deixam de enxergar, com efeito, o vai-e-vem dos políticos como apenas mudança de posição de peças no clubinho daqueles que tem se enriquecido, em larga medida, no lero-lero. O conhecido 171 político.

É tudo igual, devem concluir com pouca margem de erro aqueles que escorrem suor por comida, como é reduzida também a probabilidade de, regra geral, não acertarem nos conceitos sobre pessoas que fazem da política partidária meio e modo de vida.

No final, pragmaticamente, numa mera relação de causa e efeito, cada um terá o seu butim, muito embora os inimigos advindos desse exercício de prática polítca, tanto circunstanciais como consequentes, a serem saqueados a título de premiação, representassem não os adversários entre pares e ímpares, mas essa população que não quer saber de política. Até mesmo por não dispor de tempo e paciência para entender aquilo que seus ditos representantes tentam convencer-lhes ser o melhor quando piora sua vida todos os dias.

Se puxássemos mais um pouco, é provável que os cidadãos de bem tratassem as altercações e alterações da pré-campanha, as idas e vindas ideológicas e partidárias, como simples safadeza mesmo (...)

Leia mais:https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/opiniao/tend%C3%AAncias-e-ideias-1.1694943/pol%C3%ADtica-mi%C3%BAda-desinteresse-das-feiras-1.2502720

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Ponto Cartesiano