O governo perdeu o controle. O governador ficou sem controle emocional, os auxiliares do governador já estão colocando o Chefe do Executivo a praticar ações de resultados imponderáveis.

Essa Medida Provisória aí está prestes a ser publicada. É uma minuta. A revelo porque me repassada por fontes confiáveis do Palácio Araguaia. Pode até não ser levada adiante. Mas é de 23 de novembro, sexta-feira. Aponto-a para, mostrando-a, expor o viés, a motivação hoje existente no Palácio insubordinada e subversiva ao bom senso e à eficiência administrativa e política.

Nela, os energúmenos assessores do governador (não se sabe se a seu pedido), pretextando uma reforma administrativa, alteram a nomenclatura da Secretaria de Cidadania e Justiça, que passaria a ser denominada como Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Sem, evidentemente, tratar ou remanejar, aí, para a nova secretaria a estrutura hoje existente na Secretaria de Segurança Pública.

Os passionais, entretanto, na mesma MP, passam a denominar a atual Secretaria de Segurança Pública, em Polícia Civil do Estado do Tocantins, subordinada diretamente ao Governador do Estado. Ou seja: a Secretaria de Segurança Pública seria, a partir de agora, denominada como Polícia Civil do Tocantins, subordinada diretamente ao governador Mauro Carlesse.

Ainda que se possa argumentar competências constitucionais, o governo está, na verdade, prevalecendo esse texto de MP, fazendo uma provocação às instituições com desdobramentos imponderáveis. Subordinar a polícia de Estado a políticas de governo, se já fosse uma temeridade, que dirá com este caldo de cultura hoje existente com a demissão dos delegados.

Além disso, como a Polícia Militar é, estrutura e oficialmente (ainda que com sua hierarquia própria) subordinada à Secretaria de Segurança Pública, teríamos, agora, os policiais militares subordinados diretamente aos policiais civis. Só mesmo um cérebro de minhoca para conseguir elaborar similar construção.

Publico isto antes, na possibilidade de ainda não ter sido assinada (difícil em função da passionalidade em curso) para dar oportunidade ao governo de rever tamanha burrice e irresponsabilidade política.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...

Recheados de símbolos e intenções transversais os discursos do senador Eduardo Gomes e do governador Wanderlei Barbosa no sábado, a tomar as dec...

A jornalista e pré-candidata a prefeita, Roberta Tum (PCdoB) fez ontem uma resenha dos últimos dias. Assino embaixo. Só faço uma anota&cced...