A Procuradoria Geral da República voltou atrás e acatou as medidas cautelares que afastaram o governador Wanderlei Barbosa e a primeira dama, secretária Karynne Sotero.
A decisão cautelar do ministro Mauro Campbel foi acatada por unanimidade, assim, pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça na tarde desta quarta-feira.
Estavam presentes 15 ministro do STJ. A sessão foi no modo virtual.
O STJ também referendou o não acatamento, pelo relator, do afastamento dos deputados estaduais investigados.
Decidiu, também, proibir Wanderlei Barbosa e Karynne Sotero de entrar no Palácio Araguaia, Assembléia e demais repartições públicas.
A mudança de decisão da PGR (havia sido contra o afastamento) se deu porque, conforme a representante do Ministério Público, o relatório do ministro Mauro Campbel adiciona a contemporaneidade com a exposição das aplicações na pousada de Taquaruçu e o que considerou fraccionamento de supostos desvios.
Mas cobrou da Polícia Federal apresentar o mais rápido possível conclusão das investigações que já estão na sua segunda fase e só existe na fase de inquérito.