Essa aí é a ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional. O registro é de ontem, domingo. É uma obra de R$ 150 milhões e que foi empurrada com a barriga por deputados federais, senadores e os governos do Estado por uma década.
A cada eleição, a sociedade política assinava uma ordem de serviço autorizando o seu início. Ainda que sem viabilizar os recursos necessários. Siqueira Campos chegou até mesmo a realizar uma licitação sem empenho e orçamento em ano eleitoral, confiado numa engenharia entre uma construtora e um banco italiano. Foi interceptado pela Ministério Público Federal.
Pois bem. O governador afastado Mauro Carlesse a retirou das pranchetas, conseguiu um empréstimo no BRB e, tudo indica, deverá estar pronta dentro do prazo previsto: antes das eleições do próximo ano.
A dúvida é quem irá capitalizar a obra: Wanderlei Barbosa ou Mauro Carlesse. Por enquanto, a classe política está quietinha da silva, deixando passar em branco a dimensão da ponte e seus consequentes efeitos no eleitorado não só da cidade.


