Sexta-feira, 23 de Out de 2026

O Grande Salto Adiante de Lula e sua revolução contínua anacrônica. Só falta defender uma Campanha das Cem Flores entre Rússia e Ucrânia. Mas tem o " velho Jack" do Capital

16/04/2023 1029 visualizações

Há certos posicionamentos do presidente Lula que sugerem expressar mais um governo do PT do que o PT no governo. Não parece, mas há uma relevante diferença entre um e outro nos regimes democráticos e republicanos.

Lula retorna ao Brasil neste domingo depois de visita à China e aos Emirados Árabes. Está reabrindo e ressuscistando, por certo, a diplomacia brasileira transformada em pária internacional pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Obviamente que já é um avanço o debate dos dias do governo Lula que se dá entre inflação, taxa de juros e o superego do presidente para fazer-se líder mundial. Faz parte do jogo e Lula gosta disso, de ser paparicado, de ser "o cara" de Barak Obama.

É uma pauta mais civilizada do que discutir sobre eficácia de vacinas, gastos com cloroquina, viagras e preservativos para militares ou o fechamento do Congresso e do Supremo.

Isto entretanto não valida os destemperos verbais do Presidente que, agora, talvez pela idade e em decorrência da prisão, estão piores do que antes por que carregados de ódio e rancor como seu antípoda Jair Bolsonaro. Está muito explícito que muitas de suas declarações vem do fundo da alma e do fígado. E não do cérebro.

Defender, por exemplo, que a responsabilidade da guerra entre Ucrânia e Rússia, com efeito, fosse responsabilidade dos dois países – como expôs na China – é dar aos russos o papel de vítima e não de agressor e equiparar a defesa da Ucrânia ao ataque de Putin.

A aproximação com China e a Rússia (duas ditaduras comunistas, ainda que capitalistas de mão cheia) resulta dessa vontade de agradar os petistas “genuínos”, rancorosos e ultrapassados, que sobrevivem à imagem dos ditadores Stalin, Fidel e Lenin responsáveis pela morte de milhões de adversários políticos.

Também ainda fincados no “espectro do comunismo” que, conforme Karl Marx e Friedrich Engels, assombraria a Europa em 1.848!!! no Manifesto do Partido Comunista. O comunismo não assombrou a Europa, como não foi adiante e caiu definitivamente com o muro de Berlin (que separava as duas Alemanhas, a democrática e a comunista) ainda em 1.989. Há mais de três décadas.

Lula, tudo indica, ainda tem no cérebro esse anacronismo dos regimes comunistas apesar de nunca ter sido um comuna. Mas equilibra-se entre os dois polos como se eles existissem para além de fundamentos teóricos não realizados.

Buscava, como sindicalista, os patrões por salários, mais renda. Antes das plenárias, bebia seu uisquizinho com os patrões (há uma penca de livros honestos sobre sua biografia). Nos seus mandatos de presidente, sobraçou o rentismo do capitalismo no país que lucrou bilhões com a política de governo. Nunca pensou como Joseph Stalin.

Suas declarações, assim, acerca da geopolítica mundial soam também anacrônicas. E prejudicial ao país porque estabelece conflitos dizendo-se estar a combate-lo. Muito explícito nas implicações de suas declarações no ânimo dos empresários e governo dos Estados Unidos. O segundo maior parceiro comercial do Brasil com exportações de US$ 31,1 bilhões (2022). Só atrás dos US$ 87,6 bilhões com a China.

Estados Unidos, uma democracia, que se portou como um dos primeiros países a defender o país na resistência à intentona de golpe de 8 de janeiro. Diferente das ditaduras chinesa e russa.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Ponto Cartesiano