Sábado, 24 de Out de 2026

Nossas flores do mal: enquanto a academia finge-se em sono profundo por sua obra, Gilson Cavalcante segue com sua literatura que não deve em nada a Baudelaire!! Não levou o Candango, mas ganhou o mundo!!

22/09/2022 1518 visualizações

No filme Deus é Brasileiro (2003/Cacá Diegues e atores como Antônio Fagundes, Wagner Moura, Paloma Duarte, Stepan Nercessian, Cícero Belém e Marcélia Belém/eles mesmos!), há um personagem de nome Baudelaire Vieira (vivido por Stepan, um goiano de Cristalina), na criação de João Ubaldo Ribeiro (no conto O santo que não acreditava em Deus).

Deus é brasileiro teve cenas em Palmas, Jalapão, Porto Nacional (um dos set de filmagem) e no Nordeste brasileiro. Não bateu recorde de bilheteria porque o brasileiro gosta mais é de ver os policiais californianos. Ter um Deus só nosso e caracteristicamente brasileiro, nem pensar, ainda que se escore sempre que Deus é brasileiro numa eventual situação difícil...para os brasileiros. E fiar-se num santo que não acreditava em Deus, pior ainda. Na literatura não é diferente.

Aliás, um paradoxo o Baudelaire Vieira (um agiota na ficção) em pleno árido nordestino. Fico a imaginar como um sertanejo encontrou para seu filho o nome Baudelaire. O Baudelaire de João Ubaldo passa toda o filme correndo atrás de Taóca (personagem vivido por Wagner Moura e que veio a Palmas para lançamento do longa ali no Cinema do Palmas Shopping) e cujo nome de batismo (dado por Ubaldo, um baiano) era Ediwaltércio. Imagina, onde um pai encontrou tanta combinação de vogais e consoantes!! Agrupados, intui-se,  mais pelos sons do coração do que por arranjos linguísticos pré-determinados ou apreendidos..

Da mesma forma que um Hitler Mussolini – junção do nome de dois ditadores da Itália/Alemanha (conheci um delegado com este nome) - no interior do país, onde até anos atrás não havia sequer televisão, que dirá facilidade para adquirir livros. Mas tinha a BBC de Londres, a Timbira, no Maranhão, Rádio Globo, rádio Brasil Central,  Tupi ou Clube de Pernambuco.

Do outro lado do oceano, o francês Charles Baudelaire, o poeta onde a poesia pensa, cometia poemas como esse (de As flores do mal) que, como sua obra, renderam-lhe o título de marco da poesia simbolista e moderna: Quem tem os pensamentos como a cotovia,/Que para os céus bem cedo o seu voo já estende,/Quem plana sobre a vida e sem esforço entende/A linguagem da flor e do que silencia!”.

Baudelaire, o francês, morreu de sífilis com 46 anos. Não sem antes ser censurado por ultrajar a moral pública em As flores do mal, contrariando a burguesia. Isto na França!!! Óbvio que antes do Liberté, égalité, fraternité iluminista.

Do lado de cá, o poeta Gilson Cavalcante -  nosso Baudelaire não do cerrado mas tão universal quanto o francês -entrou para o seleto grupo dos escritores de língua portuguesa, concorrendo com cerca de 2 mil escritores/poetas (I Candango de Literatura). O seu livro A arte de desmantelar calendários foi um dos destaques do I Candango de Literatura. Gilson prepara mais um lançamento para os próximos meses.

Já são onze livros publicados desde o primeiro (69 poesias Dos Lençóis e da Carne/parceria com o amigo jornalista Helverton Valnir/Baiano, no início da década de 80). E ganhador de concursos relevantes e respeitados de literatura como a Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos ou a Bolsa Maximiano da Mata Teixeira.

O resultado do I Candango foi conhecido ontem à noite, Gilson não levou o primeiro lugar (O sono dos humildes/ Alexei Bueno/ poesia, Etelvina/Marcílio Godói/romance e Tramas de menino/João Anzanello Carrascosa).

Mas, diferente do Baudelaire da ficção joãoubaldiana, Gilson Cavalcante é o nosso Baudelaire brasileiro/goiano/tocantinense. Muitos o comparam a Maiakovisk mas o próprio Gilson acha-se seguidor do Baudelaire francês, muito presente nos seus versos, como o espelho de outro poeta goiano Pio Vargas (morto prematuramente na década de 80), como Gilson, com argamassa baudelairiana.

Não só pela densidade literária, mas por encorpar, como ninguém, o poeta que pensa. E que vê na poesia não apenas intuição mas produto de muita leitura. Uma engenharia de emoções diferente do viés revolucionário do russo Vladimir Maiakoviski que chegou a ser chamado de o poeta da revolução comunista.

Gilson estaria mais próximo do Baudelaire francês que, nas palavras de T.S .Elioth “chegava sempre a um correlato objetivo para o sentimento que desejasse expressar”. Em A arte de desmantelar calendários, tem-se isto:

Por ser dado a canhestro/a vida me quis preso nas rédeas do cabresto/andei sempre pela esquerda à procura de arresto/meus inimigos insistem que não presto/mas é na força dos contrários que aposto/por isto o gesto ambidestro no rosto que amo e detesto/ando vago a torto e a direito/pensar, ah, pensar é meu defeito.

O nosso Baudelaire está vivo, ainda que a academia se vinja  em sono profundo de sua obra.

Veja mais de Gilson Cavalcante no programa Coisa Nossa, no próximo domingo, dia 25, as 9h30, na TV Norte SBT Tocantins.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Ponto Cartesiano