Sexta-feira, 23 de Out de 2026

Marcelo: com 90 dias preso, é acusado até nos títulos. Odebrecht investiga o seu Marcelo e portais induzem leitor a enxergar, pelos títulos, outro Marcelo, o Miranda!!!!

luizarmandocosta 22/12/2019 748 visualizações

O ex-governador Marcelo Miranda enfrenta o calvário de Judas Iscariotes. Completa na próxima quarta-feira 90 dias preso pela Justiça Federal em que PF, MPF e a própria Justiça praticam, é possível avaliar, com reduzida margem de erro, malabarismos para enquadrá-lo nos dispositivos do Código de Processo Penal que autorizam a prisão preventiva. E sem julgamento de mérito de habeas corpus e reclamações de incompetência do foro.

Neste domingo, portais de notícias repercutem, com títulos em destaque, a seguinte manchete: "Odebrecht abre investigação contra Marcelo". É um material do jornal O Estado de São Paulo.

O problema é que esse Marcelo aí (como está na reportagem e que você só tem conhecimento se for lá confirmar na leitura do texto) é o Marcelo Odebrecht. Ou seja, a empresa estaria investigando o seu ex-diretor e um dos sócios proprietários.

A reportagem não está errada e o direito de livre expressão é constitucional. Assim como as avaliações sobre livre expressão também o são. O não às vezes e sim e o sim às vezes é não.

O cidadão morador no Estado do Tocantins que ler somente o título é induzido a conhecer que Marcelo (o ex-governador) estaria sendo paciente de uma nova investigação. Agora da Odebrechet.

Isto porque a imprensa trata, em condições normais, o Marcelo Odebrecht de Marcelo Odebrechet. E Marcelo Miranda de Marcelo. É questão de informação e não de opinião por óbvio.

Ainda mais sendo a Odebrecht uma das empresas (por intermédio da Odebrecht/Saneatins) podendo ser novamente investigada pelo MPF do Tocantins sobre doações eleitorais legais, consideradas como lavagem de dinheiro, como informado há menos de mês pelos próprios procuradores. Por doações ao MDB de Marcelo Miranda e para a sua candidatura!!!!! Conexão direta!!!! Odebrecht X Marcelo Miranda!!!

Não é nada sútil. Se é apertado (o título) para os caracteres, abre uma avenida de suposições, favorecendo a convicção, na população (no consciente e inconsciente), da legalidade (e legitimidade) da prisão do ex-governador Marcelo Miranda.

E, claro, do acerto do combate à corrupção na forma empreendida pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal. Ainda que com subterfúgios (voluntários ou não) firmados em premissas falsas, que levam, por lógica, a falsos silogismos.

E aí leitores aplicam no blogueiro a pecha de defensor do ex-governador e dos desvios que a MPF e Justiça o apontam como responsável. Defendo é o estado democrático de direito. Que Marcelo Miranda e quem mais tenha desviado recursos públicos, como apontam MPF e JF, se condenados, que paguem pelos seus desvios morais e éticos. E devolvam a grana aos cofres públicos.

Mas não me venham com narrativas e estratégias de convencimento alternativas, combinadas com indisfarçáveis invectivas

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Ponto Cartesiano