O Jornal do Tocantins desta quinta traz números relevantes atribuídos à Confederação Nacional dos Municípios: no Tocantins, o número de leitos hospitalares do SUS (rede pública) aumentou, de 2008 a 2018, o equivalente a apenas 7,3% contra um crescimento da população, no mesmo período, de 21,06%.
Um descompasso que, diga-se, não pode ser atribuído ao governo Mauro Carlesse por motivos óbvios. Se observarmos, entretanto, a execução orçamentária no mesmo período, chega-se a distorções maiores.
Para esse desempenho aí, o orçamento da Saúde do governo do Estado (www.transparencia.to.gov.br) teve um crescimento de 2008 a 2018 da ordem de 289,8%!!!! Passou dos R$ 405 milhões executados em 2008 (Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentária/janeiro/dezembro/2008) para os atuais R$ 1,579 bilhões previstos no orçamento de 2018.
Então continuamos assim: enquanto a Organização Mundial de Saúde preconiza de três a cinco leitos para cada mil habitantes, vamos seguindo gastando mais e disponibilizando no Tocantins apenas 1,72 leitos para cada mil habitantes. Metade do mínimo.
E Legislativo e Executivo brincando de levar a sério Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária.


