O governador Laurez Moreira antecipou nesta sexta ao blog que determinou ontem aos secretários cortar 33% nas despesas de custeio da administração.
“A redução tem que ser imediata”, reforçou Laurez. E tem uma explicação: segundo o governador, 30% das despesas representam custeio da administração
“A determinação é reduzir de 30% para 20%”, salientou o Governador. Ele adiantou que já suspendeu todas as viagens nacionais e internacionais. “Agora só com o meu aval”.
No portal das transparências desta sexta, no entanto, o buraco é maior: de R$ 12,076 bilhões de gastos empenhados, R$ 11,523 foram para o custeio (pessoal/outras despesas correntes/juros da dívida).
Ou seja, 95% das despesas (e receitas, claro) do governo seriam aplicados para a manutenção do próprio governo.
Ele explicou que recebeu o Estado sem ter recursos financeiros ou orçamentários para cumprir as contrapartidas dos recursos federais.
O governador ressaltou ainda ao blog que determinou que o governo do Tocantins deixe de ser o último em transparência pública.
“O cidadão tem que ter conhecimento do gasto público”, apontou. “Havia uma irresponsabilidade total com os gastos e falta de dedicação à gestão”.