O governador Laurez Moreira (como vai na imprensa regional e expandido pela Secretaria de Comunicação) assina nesta segunda ordem de serviço para a retomada das obras do Hospital Geral de Gurupi.
Ampliou o governo como declaração de Laurez:
“A conclusão do Hospital Geral de Gurupi é um investimento histórico, que vai transformar a saúde pública no sul do Tocantins. Estamos garantindo mais estrutura, mais qualidade e mais atendimento para a população”.
Tudo verdade. É histórico e vai melhorar a saúde na região Sul do Estado.
Um deputado empolgado celebrou: o governador Laurez é um governante prático e decidiu. Seguindo o viés da divulgação.
Mas:
Laurez está há 12 dias no governo. A assinatura da ordem de serviço, portanto, é obra mais do destino do que do acaso ou trabalho.
A ordem de serviço sucede a licitação determinada pelo governador afastado Wanderlei Barbosa ainda em fevereiro. Inclusive estudos para quadro de servidores.
E o hospital só não está atendendo as estimadas 240 mil pessoas da região por falta de vontade política dos governos.
O nosocômio só pode iniciado com verbas de emendas da ex-senadora Kátia Abreu. Há quinze anos. E há quinze anos as obras não terminaram. Faltam a 2ªº e 3ª etapas.
Ficou mais de dez anos com R$ 41 milhões em caixa que provocou auditoria do TCU. Descaso político. Retornou com Mauro Carlesse e seguia para a retomada das duas novas etapas com Wanderlei.