A vereadora Janad Valcari obteve nas urnas expressiva votação. Os seus 31.587 votos (a segunda maior votação só atrás dos 32.885 de Igor Leite do Republicanos) foram decisivos para a eleição de outros parlamentares do PL. Seja pelo QP ou pela média.
Assume o Legislativo, portanto, com força política. O problema para os projetos de Janad é que a prefeita Cínthia Ribeiro (que Janad trata não como antagonista, mas inimiga) conseguiu colocar no Legislativo o esposo Eduardo Mantoan.
Juntando os deputados da Federação (PSDB/Cidadania) e do Republicanos (de Wanderlei, aliado de Cínthia), a prefeita teria no Legislativo em sua defesa uma bancadinha de uma dezena de parlamentares para refutar os discursos de Janad contra a prefeita nos próximos dois anos que antecedem a sucessão municipal. O PL não federou.
Mais não bastasse, Cínthia não pode ser candidata à reeleição, mas seu vice, André Gomes, pode. André é, por seu turno, uma aposta do senador Eduardo Gomes, presidente regional do PL, onde Janad foi eleita.
E não se vê, a curto prazo, Eduardo mudar de projeto, optando por Janad em desfavor do irmão, André.
Em Janad, a mesma retórica que atrai, tudo indica, repele aliados.


