A vereadora Janad Valcari demonstrando que não está para brincadeira. Em quatro dias úteis na presidência da Câmara pegou carona no mote da imprensa de “2ª “ mulher a ocupar a presidência do Legislativo metropolitano como uma vitória do gênero e homenageou oficialmente a “1ª a presidi-la, Maria da Balsa (1.999) de quem, deduz-se, teria buscado argamassa para a “luta” no dia 1º de janeiro de 2021.

E ontem mandou bala (digo, baton) promulgando lei criando na Capital o Dia Municipal da Igreja Internacional da Graça de Deus e outra o Dia do Pastor Evangélico. Uma lei que não passou pelo crivo do Executivo e que, com pouca margem de dúvida, seria uma contrapartida especial à aliança eleitoral entre os consortes pagos com recursos de evangélicos, católicos, espíritas e até ateus.

Proponho à presidente e a seus pares, seguindo o fluxo institucionalizado, criarem o Dia Municipal do Padre, o Dia Municipal do Diácono, o Dia Municipal do Ateu, o Dia Municipal do Candoblé e assim por diante.

Nada contra religiões, mas a favor dos cofres públicos e da Constituição que determina estado laico. Os vereadores estariam dispendendo recursos públicos (horas pagas pelo cidadão) para fazer justamente o contrário: discricionariedades religiosas.

Aliás, o fisiologismo religioso dos vereadores é a demonstração inequívoca de seus fracassos. E, ao mesmo tempo, ainda que não tenham consciência, o impulso à manutenção de necessidade de sua existência.

A religião se manifesta dentro de um estado de coisas em que ela é necessária. De outro modo: as pessoas  buscam a religião quando não vêem saídas no mundo real. Os políticos, então, não conseguindo (ou não querendo) alterar as realidades incentivam as religiões a continuarem oferecendo o ópio. Nem que para tanto contrariem as regras.

Ganham de dois modos: não trabalham pelo que são pagos (empurrando os problemas das pessoas para frente) e ainda conseguem manter o religioso (especialmente seus líderes abastados pelo dízimo) eleitor cativo para que continue ganhando sem entregarem o que prometeram.

Uma aliança, um pacto, onde salvam-se todos. Menos as ovelhas e a Constituição.

Deixe seu comentário:

2 Comentário(s)

  • Moizeis Nunes da Silva
    09/01/2021

    Religião não salva, não cura nem liberta. A palavra de Deus menciona no livro de Timóteo que entre Deus e o Homem só pra existe um mediador a ser adorado "Jesus", não tem Tião nem Maria.

  • Moizeis Nunes da Silva
    09/01/2021

    Religião não salva, não cura nem liberta. A palavra de Deus menciona no livro de Timóteo que entre Deus e o Homem só pra existe um mediador a ser adorado "Jesus", não tem Tião nem Maria.

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...