Sexta-feira, 23 de Out de 2026

Irresponsabilidade de empórios e o rapa da polícia. Estado tem o 2º menor índice de isolamento no país. Apenas vergonha sanitária e ignorância inata não causasse óbitos dos que seguem as regras!!

luizarmandocosta 25/05/2020 654 visualizações

Em um empório próximo onde moro, rapazes e idosos oscilam entre colocar máscara, retirar máscara. Afastar-se e agrupar-se entre um gole e outro de cerveja. Nos sábados e domingos a régua para separarem-se e colocarem máscaras é apenas a ronda policial.

Com o consentimento do dono do negócio. Pouco se importam com as pessoas que buscam o mercadinho, com máscaras, para comprar gêneros de que tem necessidade. Ontem, a ronda passou uma vez na avenida. E a transgressão à norma e a irresponsabilidade com a vida dos outros continuaram. Como continuarão se boteco e frequentadores não sofrerem medidas legais.

A ignorância e bestialidade retratam a Covid-19 no Estado que alcançou ontem o índice de 164 casos para cada 100 mil pessoas (e 52 óbitos). Só Palmas, 136 casos para cada 100 mil habitantes. O país com os 363 mil casos (22.666 mortes) tem uma incidência de 172 casos/100 mil. Com a turma do empório, logo, logo chegaremos lá.

Governo e prefeituras, regra geral, tem agido dentro das necessidades. Mas há decisões discutíveis. O governo suspendeu no sábado o lockdow nos municípios. O decreto do lockdow havia sido baixado no dia 16 de maio quando o índice de isolamento estava em 36,5% (dados In Loco) e suspenso no dia 23 de maio (sábado) quando a mesma taxa estava em 36,2%.

Ainda que no domingo, 24, a In Loco registrasse uma taxa de isolamento de 48,8%, ela, por lógico, não representaria resultado do decreto que, suspenso, tenderia a diminuir o isolamento. Situação também presente no período em que se manteve fechados os municípios e o índice não teria sido alterado.

Como a suspensão se deu em 25% dos municípios do Estado tem-se aí que o governo teria se preocupado com a proporção de casos naquelas cidades. Não por menos, Darcinópolis tem um índice de contaminação de 1.611 casos para cada 100 mil. Os números relativos, entretanto, não foram suficientes para baixar os índices que os números absolutos demarcam.

Os frequentadores do empório (como de tantos não só na Capital) contribuem, assim, para aquela taxa de apenas 48,8% de isolamento no Estado. Só maior que os 47,1% registrados em Goiás ontem. Ou seja, o Tocantins tem a 26ª menor taxa de isolamento social no país de 22 mil mortes da Covid-19. E o segundo maior número de casos do planeta: 363 mil.

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Ponto Cartesiano