Cerca de 500 auditores fiscais podem modificar o perfil da arrecadação de impostos no Estado. Contrariando acordos com o Sindifiscal, o governo publicou na quinta e sexta no Diário Oficial, medidas centralizando todos os auditores na Capital. Publicou as novas escalas e lotação dos auditores em Palmas.

Os auditores prometem não deixar barato. Primeiro, porque acreditam que a remoção dos auditores de suas delegacias para Palmas trará prejuízos à arrecadação. Até por questões racionais, a lógica indica que quanto mais esparramados pelo Estado, poderiam fiscalizar melhor os contribuintes. Ainda que o trabalho da tecnologia de informação tenha lá seus resultados, restringe-se, evidentemente, aqueles que nela estejam inseridos.

A Superintendência da Receita defende a medida. Mas existe aí outro obstáculo: o secretário da Fazenda, Sandro Henrique, teria prometido aos auditores do Sindifiscal há menos de duas semanas justamente o contrário: retroceder na decisão do Fisco.

Em conversa com este blog na manhã desta segunda, João Paulo Coelho, presidente do Sindifiscal, destacou o descontentamento dos auditores, salientando que a entidade estaria discutindo a situação para tomar medidas em defesa do Fisco e da categoria. "As medidas só dificultam o trabalho dos auditores", disse ao blog. Segundo ele, os auditores estão insatisfeitos e isto terá consequências.

O Fisco é um dos poucos setores da Administração que tem apresentado resultados positivos nos últimos anos. A arrecadação de ICMS tem batido, mês a mês, as metas estabelecidas, registrando números de crescimento acima dos índices inflacionários. Ou seja, crescimento real de receitas.

"Nós tínhamos feito um acordo na semana atrasada e aí o governo sem dizer nada publicou             as medidas", aponta o dirigente.

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

Caiu como uma bomba no governo estudo realizado pela Firjan (divulgado pelo Metropoles no domingo) de que apenas quatro dos 27 Estados fechariam 2024 no azul. Ou seja, sem d&e...

Recheados de símbolos e intenções transversais os discursos do senador Eduardo Gomes e do governador Wanderlei Barbosa no sábado, a tomar as dec...

A jornalista e pré-candidata a prefeita, Roberta Tum (PCdoB) fez ontem uma resenha dos últimos dias. Assino embaixo. Só faço uma anota&cced...