O governo publicou no DO de ontem o Decreto 3.802/2021 que autoriza a concessão da Ceasa de Palmas.

É investimento que atrairá capital privado em função do potencial do empreendimento, observada a logística da produção e da demanda.

Mauro Carlesse retoma, assim, o projeto alavancado pela senadora Kátia Abreu há seis anos quando, como Ministra da Agricultura, viu na Ceasa motor de arranque para a economia não só regional, mas do Matopiba.

Kátia projetava uma Ceasa tipo a Ceagesp (São Paulo), conseguiu recursos do Ministério da Agricultura e tencionava fazer uma parceria público-privada.

Mauro Carlesse pegou a idéia e vai entregar a concessão da Ceasa à iniciativa privada, dada a deficiência do poder público para administrar postos de venda.

A Ceasa de Palmas (conforme estudos do Ministério da Agricultura) tem potencial para uma comercialização de R$ 80 milhões/ano.

A Ceasa Palmas tem, ainda, condições de se tornar centro de referência no Brasil neste setor incorporando a iniciativa os produtores do Projeto São João (Porto Nacional) e outros num raio de 50 km da Capital, área delimitada para a extensão rural do MA, cujo levantamento de demanda defendido é na forma porteira a porteira. 

O Estado tem, hoje, em estudos, projetos de criação de peixe (tanque-rede) com potencial de produzir 900 mil toneladas anuais de pescado. Ou seja, R$ 4 bilhões por ano. O Tocantins também produz 300 mil toneladas anuais de frutas. Tudo que pode ser comercializado na Ceasa. 

No Projeto Manoel Alves (Sudeste do Estado) a produção de banana, por exemplo, está sendo comercializada com a Argentina.  A produção comercializada na Ceasa Palmas pode atender, portanto, o mercado do Matopiba e também o Sul do Pará, onde só a região de Marabá é formada por 39 municípios que tem demanda para comercialização da banana.

 

Deixe seu comentário:

Ponto Cartesiano

O Legislativo com um problema de orçamento e financeiro. Publicou no Diário da Assembléia ontem o resultado de licitação de agên...

A intenção do governo é boa: publicou (novamente com correções) ontem a Medida Provisória 09, de 17 de abril de 2024. Pela l&o...

O vereador Josmundo (PL) – presidente da CPI da BRK – é um gaiato. Se não fosse pago pelo contribuinte para representá-lo no poder Legislativo, ser...