Sexta-feira, 23 de Out de 2026

Governo parece ter aliviado pressão no Sistema Prisional da Capital. No interior, a situação persiste. Relatório de 28 de julho que o blog teve acesso relata panela de pressão em Cariri

31/07/2023 806 visualizações

Se o governo pode ter conseguido aliviar em parte a situação do sistema prisional na Capital, no interior ainda há problemas.

Relatório a que teve acesso o blog encaminhado no último dia 28 de julho de 2023 à Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Secretaria de Cidadania e Justiça pela Unidade Penal de Cariri (Sul do Estado) é eloquente.

Nele, informa-se, a Unidade de Tratamento Penal de Cariri enfrenta a impossibilidade de manter todos os postos de trabalho em funcionamento, em razão do baixíssimo contingente humano lotado na Unidade com fim de prestação de serviço operacional.

Pior: o Memorando relata que, atualmente, a Unidade Penal de Cariri conta com uma única viatura operacional para realização de todos os procedimentos envolvendo a pessoa privada de liberdade, “ficando impedida de realizar determinados procedimentos necessários, para evitar que a Unidade fique desprovida de veículo oficial em caso fortuito ou de força maior (urgências e emergências).”

E mais grave: “Toda a instabilidade na rotina de serviços na Unidade Penal tem por percepção tornado o estabelecimento uma “panela de pressão” prestes a estourar, nos fazendo temer a causa de um motim que pode ocorrer a qualquer momento.”

Compartilhar

Deixe seu comentário

Mais em Ponto Cartesiano